Geral

Vertex capacita professores de 10 municípios de Alagoas para ministrar cursos do programa OxeTech Academy

12/02/2026
Vertex capacita professores de 10 municípios de Alagoas para ministrar cursos do programa OxeTech Academy
Fotos: Iniciativa descentraliza o acesso à formação em ciência, tecnologia e inovação e pretende formar 1.500 alunos no estado. | Nathália Louise

Nathália Louise

O Instituto Vertex realizou, nesta quinta-feira (11), a capacitação de 26 professores provenientes de 10 municípios de Alagoas. Os profissionais de Arapiraca, Batalha, Delmiro Gouveia, Maceió, Murici, Pão de Açúcar, Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Traipu atuarão no programa OxeTech Academy, ministrando aulas gratuitas presenciais da capital ao interior. O treinamento foca em conteúdos atualizados  tanto dos eixos tecnológicos quanto do acompanhamento psicossocial e comportamental, visando a expansão do ensino deste segmento e um desenvolvimento efetivo dos estudantes.

Realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AL), a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa busca interiorizar a educação sobre tecnologia. Com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto quer preparar mão de obra qualificada para o mercado de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no  estado.

Ao qualificar instrutores, especialmente, para as trilhas de conhecimento intermediário e avançado com o olhar atento ao desenvolvimento dos estudantes, o Vertex amplia sua capilaridade territorial. "O OxeTech Academy é um programa abrangente de acesso à tecnologia e capacitação em TIC, que vem para desenvolver as habilidades técnicas, sociais e psicológicas dos jovens e adultos. Neste primeiro trimestre de 2026, as formações já estarão disponíveis à população, levando inovação para além da capital", destaca o presidente do Instituto, Jean Paul Neumann.

Os cursos presenciais abrangem áreas de ponta, como Inteligência Artificial, Visão Computacional, Realidade Aumentada, Empreendedorismo e Inovação. Segundo Neumann, o impacto é direto no setor produtivo: "O time do instituto se dedicou a preparar e trocar experiências com os professores que formarão cerca de 1.500 alunos. Nossa missão é estimular o interesse por essas áreas e garantir que estudantes do interior sejam inseridos com competitividade no mercado tecnológico”.

NL_9463.jpg


Além de conhecerem as frentes de atuação, bem como as estações de trabalho do Vertex no Centro de Inovação do Jaraguá, o corpo docente do OxeTech Academy pôde participar de workshop realizado pelo Edge Academy, projeto de formação de talentos e desenvolvimento da excelência acadêmica da Ufal.

De egresso do OxeTech à professor do programa em Santana do Ipanema, Raphael Raymundo acredita que o OxeTech Academy representa um grande avanço para os instrutores e estudantes. “A imersão de hoje veio para melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido. Ela nos mostrou como aprimorar desde a eficiência das nossas aulas até a relação com os alunos de diferentes faixas etárias. Além disso, reforçou a importância de   fazer com que esses jovens e adultos se enxerguem cada vez mais trabalhando no mercado de tecnologia, para que se mantenham no ciclo de aprendizado”, explicou Raphael.

NL_9527.jpg