Geral
Vertex capacita professores de 10 municípios de Alagoas para ministrar cursos do programa OxeTech Academy
Nathália Louise
O Instituto Vertex realizou, nesta quinta-feira (11), a capacitação de 26 professores provenientes de 10 municípios de Alagoas. Os profissionais de Arapiraca, Batalha, Delmiro Gouveia, Maceió, Murici, Pão de Açúcar, Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e Traipu atuarão no programa OxeTech Academy, ministrando aulas gratuitas presenciais da capital ao interior. O treinamento foca em conteúdos atualizados tanto dos eixos tecnológicos quanto do acompanhamento psicossocial e comportamental, visando a expansão do ensino deste segmento e um desenvolvimento efetivo dos estudantes.
Realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AL), a Softex e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa busca interiorizar a educação sobre tecnologia. Com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o projeto quer preparar mão de obra qualificada para o mercado de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no estado.
Ao qualificar instrutores, especialmente, para as trilhas de conhecimento intermediário e avançado com o olhar atento ao desenvolvimento dos estudantes, o Vertex amplia sua capilaridade territorial. "O OxeTech Academy é um programa abrangente de acesso à tecnologia e capacitação em TIC, que vem para desenvolver as habilidades técnicas, sociais e psicológicas dos jovens e adultos. Neste primeiro trimestre de 2026, as formações já estarão disponíveis à população, levando inovação para além da capital", destaca o presidente do Instituto, Jean Paul Neumann.
Os cursos presenciais abrangem áreas de ponta, como Inteligência Artificial, Visão Computacional, Realidade Aumentada, Empreendedorismo e Inovação. Segundo Neumann, o impacto é direto no setor produtivo: "O time do instituto se dedicou a preparar e trocar experiências com os professores que formarão cerca de 1.500 alunos. Nossa missão é estimular o interesse por essas áreas e garantir que estudantes do interior sejam inseridos com competitividade no mercado tecnológico”.
Além de conhecerem as frentes de atuação, bem como as estações de trabalho do Vertex no Centro de Inovação do Jaraguá, o corpo docente do OxeTech Academy pôde participar de workshop realizado pelo Edge Academy, projeto de formação de talentos e desenvolvimento da excelência acadêmica da Ufal.
De egresso do OxeTech à professor do programa em Santana do Ipanema, Raphael Raymundo acredita que o OxeTech Academy representa um grande avanço para os instrutores e estudantes. “A imersão de hoje veio para melhorar ainda mais a qualidade do ensino oferecido. Ela nos mostrou como aprimorar desde a eficiência das nossas aulas até a relação com os alunos de diferentes faixas etárias. Além disso, reforçou a importância de fazer com que esses jovens e adultos se enxerguem cada vez mais trabalhando no mercado de tecnologia, para que se mantenham no ciclo de aprendizado”, explicou Raphael.