Geral
Setor Médico do TJAL dá dicas de prevenção e cuidados com a saúde durante o Carnaval
A médica Astéria Moreira, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), elencou algumas dicas para que os foliões aproveitem as comemorações de forma saudável, sem riscos de insolações ou infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
De acordo com a Asteria, o uso de protetores solares e preservativos é indispensável durante os dias de folia.
Para incentivar o cuidado, camisinhas estão disponíveis nas recepções do setor médico no TJAL e no Fórum da Capital, além da recepção do Fórum de Arapiraca, durante a semana que precede o carnaval.
“É importante usar roupas confortáveis, se hidratar, moderar o consumo de bebidas alcoólicas, usar protetor solar para se proteger do sol e usar preservativos para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis”, disse a infectologista.
As ISTs mais comuns durante o carnaval são sífilis, hepatites virais (B e C), HIV, herpes genital, HPV, vlamídia, tricomoníase, gonorreia e o vírus linfotrópico da célula humana (HTLV).
Outras infecções
A médica também alertou para outros tipos de infecções às quais os servidores devem ficar atentos. “Outras doenças são comuns no período, como infecções alimentares, infecções respiratórias, mononucleose (conhecida como "doença do beijo") e herpes labial”.
Astéria destacou que o Carnaval é uma das festas com maior aglomeração de pessoas por metro quadrado e, consequentemente, torna-se uma época propícia para a transmissão de doenças infecciosas.
Dicom TJAL