Geral
Carnaval 2026: Polos de folia em Alagoas terão reforço da Equatorial durante o feriado prolongado
Seja para cair na folia ou descansar, o feriado prolongado de Carnaval se aproxima. E, para garantir a festa com conforto e segurança, a Equatorial Alagoas estruturou um plano operacional especial para reforçar e monitorar o sistema elétrico durante as festividades de momo, assegurando a continuidade do serviço e uma atuação ágil em situações emergenciais seja na capital ou no interior do estado.
Para isso, a Distribuidora mobilizará, a partir de sábado (14) até quarta-feira (18), mais de 1.400 profissionais entre engenheiros, líderes, técnicos, analistas, operadores, controladores, eletricistas, equipes comerciais e equipes de campo com estruturas de grande porte, além de subestação móvel e caminhões de Linha Viva (que permitem a execução de serviços mais complexos sem a necessidade de desligamento da energia). Todos atuarão em regime de prontidão, para atender possíveis demandas e garantir a confiabilidade do fornecimento durante o período da folia.
As equipes envolvidas no plantão especial de Carnaval estarão posicionadas em pontos estratégicos espalhados por Alagoas, do litoral ao sertão. Entre os locais estão Maceió, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Matriz do Camaragibe, Porto da Rua, Porto de Pedras, Japaratinga, Praia do Francês, Coruripe, Piranhas, Jequiá da Praia, Feliz Deserto e Piaçabuçu.
O efetivo de campo estará munido de tecnologia de comunicação para garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações Integradas (COI), agilizando o atendimento a eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento de energia elétrica. No período do Carnaval, a Equatorial também atuará com equipes ‘pesadas’, preparadas para atendimento a ocorrências de maior impacto como colisão com postes e necessidade de substituição de estruturas de grande porte.
O superintendente Técnico Comercial da Equatorial Alagoas, Thiago Attias, explica como o plano foi elaborado e qual a sua finalidade. “Nós desenhamos um plano robusto, alinhamos nossas atividades e organizamos um fluxo de atuação para que em qualquer situação emergencial saibamos como agir com prontidão e agilidade, e dessa forma os clientes tenham máxima continuidade no fornecimento de energia e possam curtir o carnaval com energia e segurança”, destacou.
Atendimento 24h – Para um melhor atendimento a seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências sejam formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa. O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento através do telefone 0800 082 0196, por mensagem de texto com a assistente virtual “Clara”, atualizada recentemente oferecendo mais praticidade e que atende no WhatsApp (82) 2126-9200. Também é possível ter acesso a outros serviços pelo site equatorialenergia.com.br selecionando o estado “Alagoas”.
Vale reforçar que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a Conta Contrato do imóvel que se encontra destacada em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.
Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 8500.
Atenção no trânsito!
Alguns casos de falta de energia são provocados por acidentes em vias públicas com quebra de postes que, muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Por isso, a Distribuidora também reforça a necessidade dos condutores de veículos redobrarem a atenção na direção, para não ocasionar colisões contra postes e assim evitar falta de energia elétrica não só em unidades residenciais, como também em hospitais, farmácias e outros pontos comerciais.

Confira outras dicas de segurança:
– Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;
– Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
– Não tocar em fios, na hora em que os trios elétricos estiverem passando embaixo da rede elétrica;
– Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime;
– Não utilizar balões (blimps) e placas de propaganda que se aproximem ou toquem na rede elétrica;
– Não soltar fogos de artifício perto da rede elétrica;
– Caso haja cabos energizados no solo, jamais se aproxime. Acione imediatamente a Equatorial Alagoas pelo 0800 082 0196 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Assessoria de Imprensa Equatorial Alagoas