Geral
Técnicos da Adeal iniciam inquérito soroepidemiológico das aves
Dorgival Junior
Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs) de Arapiraca, Viçosa e Penedo, iniciaram o estudo soroepidemiológico das aves para o ciclo 2025/2026. O trabalho de campo realizado pelos fiscais da Adeal tem como objetivo monitorar a circulação do vírus entre as aves do estado.
Na primeira fase da ação, foram coletadas amostras de sangue e swabs de traqueia e de cloaca de aves em 12 granjas de avicultura comercial. O material será encaminhado para análise em laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Já na segunda etapa, segundo informou o Núcleo de Defesa Animal da Adeal, a coleta ocorrerá em 42 propriedades de criação de aves de subsistência, cujas amostras também serão enviadas para análise.
A iniciativa integra o Plano Estratégico de Vigilância da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle e é supervisionada pelo Mapa.
Doença
A influenza aviária é uma doença causada por vírus altamente contagiosa e fatal para aves domésticas e silvestres. Ela também pode ser transmitida para seres humanos, embora não seja transmitida pela carne ou ovos das aves.