Geral
Banco do Nordeste contrata mais de R$ 10,3 milhões em operações de crédito com garantia do Fampe em Alagoas
Até dezembro de 2025, o Banco do Nordeste (BNB) financiou R$ 10,3 milhões para pequenos negócios alagoanos por meio da parceria com o Sebrae, que disponibiliza o Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe) para cobrir de 80% a 100% o valor da garantia dessas operações. O convênio entre as duas instituições, assinado em julho de 2024, integra o Programa Acredita, do Governo Federal, e objetiva impulsionar o acesso ao crédito a esse segmento empresarial, viabilizando, além da garantia do financiamento, orientação negocial.
Um dos beneficiados pela parceria foi o empreendedor Felipe Barros, proprietário da loja Mói de Cheiro, especializada em produtos naturais e suplementos, localizada em Santana do Ipanema (AL). Cliente da agência do Banco do Nordeste naquele município, Felipe conta que o crédito adquirido mediante o convênio com o Sebrae tem funcionado como uma espécie de catalisador no processo de desenvolvimento de sua propriedade, principalmente com aquisição de novos produtos para estoque, que tem resultado em crescimento de faturamento em 18% ao ano.
“Acredito que sem o acesso ao crédito do BNB e a garantia do Fampe, hoje, a minha loja não teria capacidade de expandir e crescer na velocidade que estamos crescendo. Ainda planejo realizar novas operações este ano, com o objetivo de ampliar o meu estabelecimento e comprar mais produtos”, destaca o empreendedor.
Segundo o gerente de relacionamento da agência do BNB em Santana do Ipanema, Lenilson Alpino dos Santos, essa parceria entre o Banco do Nordeste e Sebrae traz uma maior segurança financeira a pequenos empresários, incentivando o empreendedorismo local. “Geralmente, pequenos negócios não possuem garantias suficientes para cobrir a contratação de um financiamento ou de empréstimo para capital de giro, e é a partir daí que entra a importância dessa parceria”, complementa.
É possível contratar financiamentos com a garantia do Fampe para os mais diversos setores econômicos. Na prestação de serviços, o microempresário Fernando Lima, cliente da agência do BNB em Rio Largo (AL), é exemplo de quem recorreu à parceria para viabilizar o financiamento de que precisava para inaugurar uma academia. Com o crédito, a V5 Fitness conseguiu realizar investimentos em infraestrutura, com a aquisição de aparelhos de ar-condicionado, piso emborrachado e transformador de energia.
Fernando reitera que, sem o Fampe, o processo para obtenção de crédito seria muito mais complexo, por conta das garantias tradicionais, que costumam ser um desafio para microempreendedores. “A parceria entre o Banco do Nordeste e o Fampe foi fundamental para a realização e estruturação do meu negócio. O crédito oferecido pelo banco, aliado à garantia do fundo, possibilitou o acesso a um financiamento com mais segurança e viabilidade, principalmente para um empreendedor que está em fase de crescimento”, afirma.
O gerente de relacionamento da agência do BNB em Rio Largo, José Jailton Calixto, também enfatiza a importância da parceria: “O Fampe veio como uma maneira de facilitar o acesso ao crédito. Os itens financiados pela V5 Fitness, por exemplo, foram adquiridos sem alienação fiduciária, ou seja, sem a necessidade de entregar um bem como garantia”.
O empreendedor reforça que pretende continuar investindo no crescimento de seu negócio, considerando o Banco do Nordeste um parceiro importante nesse processo. “A experiência com o financiamento foi positiva e, conforme a academia for evoluindo, existe o interesse em buscar novos investimentos para ampliação dos serviços, aquisição de novos equipamentos e melhoria contínua da estrutura”, conclui.
Ascom Banco do Nordeste