Geral
Gestores e técnicos municipais aprovam projetos relevantes para o SUS em 2026
Mary Wandelrley
Gestores e técnicos municipais de saúde discutiram nesta segunda-feira (9) na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil/seccional Alagoas em Jacarecica o Plano Estadual de Enfrentamento das Arboviroses para 2026, com o detalhamento das estratégias previstas; o incentivo da construção e implementação dos planos municipais de saúde; adesão ao projeto de fortalecimento da Vigilância Alimentar e Nutricional e da intersetorialidade como estratégia para mitigação da insegurança alimentar, dentre outros tópicos.
Foi apresentada ainda a implementação do EdpopSUS em Alagoas (Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde), direcionado aos agentes de endemias e comunitários de saúde. Na oportunidade foi aprovada a promulgação das Resoluções das dez regiões de saúde que aprovam o tipo de serviço prestado pelas unidades móveis de atendimento especializado no âmbito da modalidade 3 dos serviços especializados em caráter complementar do Projeto Agora Tem Especialistas (Pate).
Foi credenciada a habilitação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia/hemodiálise da Clínica de Santana do Ipanema; e referendada a habilitação do serviço cardiovascular da alta complexidade – já aprovada anteriormente em CIB - mas com o novo impacto financeiro solicitado pelo Ministério da Saúde. Foi aprovada também a implantação do subdérmico contraceptivo para dez municípios alagoanos.
Será lançado nesta quarta-feira (9) o Plano Estadual de Enfrentamento das Arboviroses, que tem o objetivo de estimular o gestor da saúde a implementar o cuidado na construção dos planos municipais. No tocante ao projeto Agora Tem Especialistas do componente cirurgias – item que movimentou a reunião da CIB – ficou aprovado o mérito da reprogramação com ampliação do rol de procedimentos executados pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió de 6 para 17 procedimentos, aguardando o esclarecimento do recurso financeiro por parte do MS para finalizar a resolução.
Durante a CIB foi apreciada a proposta de crédito financeiro do Programa Agora Tem Especialistas para o Hospital de Olhos Santa Luzia e com contratação e regulação pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e do Hapvida, aguardando definição da regulação.