Geral
Rede Acolhe combate o alcoolismo e amplia ações de proteção durante prévias carnavalescas
Gabriela Silva
O Carnaval é um tempo de folia, festa e comemoração, mas também é um período em que é fundamental alertar sobre problemas como o alcoolismo e o abuso de demais substâncias químicas. Pensando nisso, equipes da Rede Acolhe e Superintendência da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participaram de ações de conscientização durante as prévias carnavalescas em Maceió.
A primeira ação aconteceu na quinta-feira (05), durante o “Bloquinho do Combate às Drogas”, realizado pelo Fórum Permanente do Combate às Drogas, com apoio do Centro Universitário Cesmac, na Praça do Centenário. A iniciativa levou ao público a campanha da Rede Acolhe “Álcool: pouco para você, muito para quem te ama”, com orientações, diálogo e distribuição de materiais informativos.
“Foi uma grande oportunidade de aproximar a Rede Acolhe da população em um ponto estratégico como a Praça do Centenário, que possui intensa circulação de pessoas. A ação permitiu levar informação, orientação e acolhimento, alcançando diretamente mais de 200 pessoas”, contou o psicólogo especialista em dependência química, Júnior Amaranto.
%20(3).jpeg)
A segunda ação ocorreu nesta sexta-feira (06) durante o Jaraguá Folia, no bairro do Jaraguá, ampliando o alcance da campanha e destacando a importância do consumo consciente e da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras substâncias.
De acordo com o superintendente da Rede Acolhe, Eduardo Ferreira, a presença nas festas populares é estratégica para aproximar a mensagem de prevenção da população. “O Carnaval é um momento de alegria e celebração, mas também é nossa responsabilidade mostrar que o uso abusivo de álcool pode trazer consequências sérias para a saúde, para as relações familiares e para a sociedade. A Rede Acolhe atua justamente para orientar, acolher e mostrar que existem caminhos de cuidado e prevenção”, destacou.
Deixa ela quieta!
Durante o Jaraguá Folia, a Rede Acolhe também auxiliou a equipe da Rede de Atenção às Violências (RAV) nas ações da 3ª Campanha “Deixa ela quieta!”, iniciativa do Governo do Estado voltada à prevenção e enfrentamento das violências, especialmente casos de assédio e importunação sexual.
Durante a ação, foram feitas abordagens educativas com foliões, distribuição de materiais informativos sobre serviços de apoio às vítimas, além da oferta de acolhimento psicossocial e jurídico, incluindo a atuação de Delegacia Itinerante para registro de ocorrências, quando necessário.