Geral

Pam Salgadinho é referência em dispensação de bolsa de colostomia

07/02/2026
Pam Salgadinho é referência em dispensação de bolsa de colostomia
Fotos: Retirada do insumo acontece na Coordenação de Órteses e Próteses, no Bloco O, após o cadastro | Ascom SMS

Nesttor Netto

Com o intuito de assistir pacientes que passaram por cirurgia de desvio de trânsito intestinal, o Pam Salgadinho disponibiliza há mais de 30 anos bolsas de colostomia. O insumo é ofertado de forma gratuita, pela Coordenação de Órtese e Prótese, no Bloco O, na Unidade.

A Coordenação de Órtese e Prótese dispõe de uma equipe multiprofissional para assistir o paciente que tem interesse de realizar a retirada da bolsa de colostomia, pois há diversos tipos e o usuário passa por consulta para retirar o insumo adequado ao seu quadro pós-operatório. Além disso, existe um acompanhamento contínuo, orientação de como manejar a bolsa. Em alguns casos, são até oferecidos alguns equipamentos para facilitar o uso.

Segundo Natália Holanda, coordenadora de Órteses e Próteses do Pam Salgadinho, são dispensadas 10 bolsas ao mês por paciente, porém, depende da situação e necessidade do quadro de saúde. Há alguns que precisam de 15, como é o caso de crianças, e alguns necessitam de 30. “O Pam Salgadinho é referência no Norte Nordeste em relação a disponibilização dessas bolsas de colostomia e vem mantendo seu compromisso com essa assistência, tanto na entrega quanto acompanhamento adequado", destaca.

Acesso

Pacientes que passaram por cirurgia ou mesmo situações que tenham perfurado o intestino podem ser beneficiados pela retirada da bolsa de colostomia. O usuário pode comparecer ao Pam Salgadinho, munido de duas cópias do RG, CPF, comprovante de residência, cartão SUS e o relatório médico da cirurgia ou sumário de alta. Se a solicitação for feita por um responsável pelo paciente, ele deve levar duas cópias de seus documentos também.

A partir desse momento, o paciente é cadastrado e passa por consulta com a equipe multiprofissional para averiguar qual a bolsa adequada a seu quadro de saúde e também recebe orientações profissionais. Após a triagem é realizada a dispensação do insumo.