Geral
IBGE projeta crescimento da Safra 2026 no Nordeste com destaque para Piauí
A produção de grãos no Nordeste deverá alcançar 28,3 milhões de toneladas em 2026, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume representa crescimento de 2,2% em relação à Safra 2025. A análise dos dados foi realizada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste (BNB).
De acordo com o estudo, o desempenho regional será impulsionado principalmente pelos resultados esperados para Piauí, Ceará e Paraíba, com destaque para o território piauiense, que deverá contribuir com 956,6 mil toneladas para o total regional, o segundo maior crescimento do País, exercendo significativo impacto sobre o desempenho da região.
O Etene ressalta que o Piauí segue ampliando sua produção de maneira consistente. As projeções indicam que o estado deverá registrar um dos maiores avanços do País na cultura da soja, com aumento de 15,7%, equivalente a 563,8 mil toneladas adicionais.
O estado também se destaca na produção de milho no Nordeste, com previsão de alta de 27,7%, o que representa 452,7 mil toneladas a mais em relação à safra anterior. Resultados que reforçam a tendência do Piauí se consolidar como polo estratégico para o agronegócio da região.
Segundo Hellen Cristina Rodrigues Saraiva Leão, analista do Etene, o desempenho positivo decorre da combinação entre ampliação da área plantada, condições climáticas favoráveis e avanço contínuo da modernização tecnológica no campo. A adoção de práticas de agricultura de precisão — como uso de bioinsumos, sementes de alta qualidade, monitoramento remoto das lavouras, mapeamento de pragas e pulverização seletiva — tem elevado a produtividade por hectare e contribuído para os patamares alcançados.
“O agronegócio é o grande motor dessa expansão, sendo responsável por cerca de 94% da produção do estado. O crescimento é sustentado tanto pela ampliação da área plantada quanto pela expectativa de condições climáticas favoráveis”, afirma a pesquisadora.
No cenário nacional, o IBGE projeta produção de 339,9 milhões de toneladas de grãos em 2026, o que representa recuo de 1,8% frente à Safra 2025.
Ascom Banco do Nordeste