Geral

Samu reúne equipe médica para alinhar diretrizes e otimizar o atendimento pré-hospitalar

06/02/2026
Samu reúne equipe médica para alinhar diretrizes e otimizar o atendimento pré-hospitalar
Fotos: O evento também serviu para a troca de experiências entre os profissionais | Assessoria

Arnaldo Santtos

A nova coordenação geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, na noite dessa quinta-feira (5), uma reunião com o corpo médico do serviço. O objetivo foi alinhar diretrizes, identificar pontos críticos e planejar ações assertivas para elevar a eficiência, a eficácia e a excelência do serviço prestado à população.

O encontro ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu Maceió, e reuniu tanto os médicos reguladores da Central de Regulação das Urgências (CRU) quanto os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento à população.

Foram revisados e discutidos os protocolos existentes, tanto na regulação quanto na assistência direta, com foco na padronização para tornar o serviço mais célere. A meta é reduzir ao máximo o tempo-resposta, sem abrir mão da qualidade. O evento também serviu para a troca de experiências entre os profissionais, analisando atendimentos exitosos e os que não obtiveram êxito, a fim de extrair aprendizados e evitar a repetição de falhas.

Outro eixo fundamental do debate foi o planejamento logístico. Foram discutidas estratégias para melhorar a distribuição e o emprego de todos os recursos móveis disponíveis: motolâncias, Unidades de Suporte Básico (USB), Unidades de Suporte Avançado (USA – UTI Móvel) e o serviço Aeromédico (Falcão). A redistribuição inteligente desses recursos visa aprimorar toda a assistência pré-hospitalar móvel do Estado, destacou Mac Douglas.

Foco na Integração

O coordenador médico do Samu, Maxwell Padilha Vilaça, direcionou a discussão para a melhoria nos Processos de Atendimento e Regulação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Os problemas identificados, como falhas no fluxo entre Samu e UPAs, podem afetar diretamente a eficiência do SUS [Sistema Único de Saúde] e, principalmente, a segurança dos pacientes”, explicou.

Ele destacou, ainda, que as recomendações gerais acordadas para enfrentar esses desafios são: a realização de treinamentos conjuntos entre Samu, UPAs e outros hospitais receptores; auditorias internas regulares para prevenção de problemas; integração de sistemas digitais; foco contínuo na ética e em protocolos padronizados; e a marcação de uma nova reunião para verificar o andamento das mudanças sugeridas.

O médico socorrista Alanderson da Costa Moreira dos Santos, que participou do encontro, avaliou a iniciativa de forma positiva. “Esta reunião representou um momento fundamental para alinhar condutas, consolidar protocolos e garantir uma assistência mais segura e padronizada aos pacientes”, disse. “Esse espaço de diálogo permite discutir casos, revisar fluxos e compartilhar experiências, promovendo decisões mais consistentes”, acrescentou.

Para ele, o alinhamento da equipe impacta diretamente na qualidade do cuidado, na redução de erros e na eficiência do serviço.

O coordenador geral do Samu, Mac Douglas de Oliveira Lima, destacou este primeiro encontro prima por uma gestão que prioriza a escuta técnica, o planejamento baseado em evidências da operação e a busca por integração sistêmica. “As propostas levantadas na reunião serão monitoradas e aprimoradas, com expectativa de impactar positivamente os indicadores de resposta e cuidado ao cidadão, nos atendimentos de urgência e emergência pré-hospitalar móvel”, ressaltou.