Geral
Consórcio Nordeste firma protocolo com Enap para gestão pública e inovação regional
Severino Carvalho
O Consórcio Nordeste firmou nesta quinta-feira (5), durante Assembleia Geral em Maceió, Protocolo de Intenções com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é institucionalizar a cooperação iniciada em 2025, com foco na qualificação da gestão pública, formação de gestores e inovação governamental.
A reunião foi coordenada pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, que assumiu a presidência do Consórcio Nordeste nesta quinta, durante solenidade no Hotel Jatiúca.
A iniciativa junto à Enap busca alinhar cursos e trilhas formativas às demandas concretas dos estados nordestinos, ampliando a oferta de capacitações e valorizando experiências regionais.

A presidenta da Enap, Bethânia Lemos, informou que o acordo proporcionará a aceleração de 40 laboratórios de inovação espalhados pelo Nordeste.
"Nós vamos nessa assinatura fazer uma cooperação para que a gente possa olhar para fora, escutar as pessoas e fazer o desenvolvimento, a inovação para o desenvolvimento de todo o Nordeste", assegurou.
"Esse acordo vai trazer grandes resultados para a nossa região e melhorar a eficiência da nossa governança", avaliou Paulo Dantas.

Além de contribuir diretamente para a capacitação dos quadros técnicos dos estados, a aproximação do consórcio com a Enap permite que o Nordeste tenha maior incidência na definição de temas, trilhas formativas e abordagens metodológicas.
De acordo com o protocolo, a iniciativa se apresenta ainda como um instrumento capaz de combinar formação, inovação e articulação federativa, criando condições para que as capacitações dialoguem mais de perto com a realidade e as prioridades do Nordeste.