Geral
Sesau realiza o I Encontro Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil
Fabiano Di Pace
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (5), o I Encontro Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Alagoas. O evento foi realizado no auditório da Escola de Governo, em Maceió, e reuniu gestores e técnicos municipais da Atenção Básica com o objetivo de discutir os avanços e desafios da área de nutrição infantil no Estado.
Durante o evento, a superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas da Sesau, Karine Omena, destacou sobre a importância do programa para a saúde e bem-estar da população. "A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Alagoas é uma iniciativa do governo federal e prepara os profissionais para auxiliarem e acompanharem as mulheres que estão amamentando, contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças, além de ampliar o vínculo emocional entre mãe e bebê", destacou a superintendente.
Já a técnica da Coordenação de Saúde da Criança, adolescentes e jovens do Ministério da Saúde, Gabriela Rios, falou sobre a realidade regional do programa. “Cada região possui desafios e avanços específicos e apenas através do trabalho conjunto das esferas de administração pública, federal, estadual e municipais, podemos continuar construindo uma realidade cada vez mais segura para nossas mães e crianças", reforçou a técnica.
A Estratégia
A "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)", lançada em 2012, tem objetivo de qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica. Com a iniciativa, o Ministério da Saúde pretende estimular a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação é resultado da integração de duas ações importantes do órgão: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). Elas se uniram para formar essa nova estratégia, que tem o compromisso de formar mais recursos humanos na Atenção Básica.