Geral
Cerest Maceió participa de mutirão de aprendizagem e fortalece ações de combate ao trabalho infantil
Wilson Smith
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Maceió), participou na última quarta-feira (4), do Mutirão de Aprendizagem realizado no Centro de Convenções de Maceió, localizado no bairro de Jaraguá. A iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), teve como objetivo a contratação de jovens de 14 a 18 anos e de pessoas com deficiência, sem limite de idade, na condição de jovens aprendizes, com a oferta de 2.400 vagas de emprego.
O mutirão representa um marco para os profissionais envolvidos e impacta diretamente a vida de jovens dos municípios de Maceió, Rio Largo e Marechal Deodoro, que foram contemplados com as vagas disponibilizadas.
Além de promover o acesso ao primeiro emprego formal, a ação também atendeu a uma importante atribuição do Cerest Maceió: a investigação de casos de trabalho infantil. Durante o evento, o estande foi compartilhado por membros do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas (FETIPAT/AL) e pela coordenação e técnicos do Cerest Estadual, fortalecendo a atuação integrada entre as instituições.
Representando o Cerest Maceió, participaram da ação as assistentes sociais Renata Amorim e Nelcirleide Pontes. “Durante o mutirão, foram realizadas 41 notificações de casos envolvendo jovens e adolescentes que não possuíam experiência anterior em emprego formal. As notificações têm a finalidade de subsidiar dados epidemiológicos, considerando que o trabalho informal, sem garantia de direitos, é classificado como uma forma de violência”, destacou a assistente social Renata Amorim.
A participação do Cerest Maceió reforça o compromisso do município com a promoção do trabalho em condições dignas, a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e o enfrentamento ao trabalho infantil, por meio de ações intersetoriais que integram saúde, assistência social e órgãos de defesa dos direitos trabalhistas.