Geral
Curso de Formação: Novos juízes substitutos do TJAL participam de módulo nacional em Brasília
Nove juízes substitutos do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) participam, até sexta (6), do Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial (CFI), em Brasília. A etapa acontece na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e faz parte do calendário de atividades da formação promovida pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).
Os juízes estão tendo a oportunidade de assistir a aulas ministradas por professores de tribunais de diversos estados e de realizar visitas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). A imersão busca ambientar os participantes em questões comuns à magistratura nacional, com uma abordagem panorâmica sobre o funcionamento do sistema de justiça brasileiro.
Turma de juízes substitutos do TJAL durante atividades do Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial. Foto: cortesia
O magistrado substituto Marcell Menezes, aluno da formação, afirmou que o módulo nacional fortalece a capacitação dos novos juízes, preparando-os para o exercício da jurisdição com eficiência e qualidade."O módulo contribui de forma direta para o aprendizado ao integrar teoria e prática e estabelecer uma base comum de competências essenciais à magistratura", afirmou.
A formação inicial dos novos juízes do TJAL, que possui carga horária total de 548 horas, tem previsão de conclusão até o final de abril.
Ascom Esmal