Geral

Senai e IEL ampliam oportunidades para jovens no Mutirão da Aprendizagem Profissional

05/02/2026
Senai e IEL ampliam oportunidades para jovens no Mutirão da Aprendizagem Profissional
Fotos: Estandes das entidades foram destaques da feira, com atendimento a milhares de jovens e encaminhamento para o mercado de trabalho | Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Alagoas) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) foram destaques no Mutirão da Aprendizagem Profissional, realizado nessa quarta-feira (4), no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá. A feira reuniu órgãos públicos, entidades formadoras e empresas com o objetivo de ampliar o acesso de adolescentes e jovens às oportunidades de aprendizagem profissional.

No estande do SENAI, preparado para apresentar o Programa SENAI Jovem Aprendiz - Novos Talentos para a Indústria, empresários receberam informações sobre a iniciativa, enquanto os jovens entregaram currículos, que serão encaminhados a empresas parceiras interessadas em contratar pessoas qualificadas.

Segundo a gerente de Educação Profissional do SENAI Alagoas, Clarisse Barreiros, o diferencial do programa está na formação integrada entre teoria e prática. “A parceria é entre o SENAI e a empresa. O aprendiz passa pelo curso, com instrutores qualificados, e também vivencia a rotina da indústria, com ambientes que simulam o mercado de trabalho. Ele chega à empresa com conhecimentos técnicos e acompanhamento pedagógico, além de suporte comportamental”, destacou.

Representando um dos parceiros do SENAI, a assistente de Recursos Humanos da Engenharq, Talita Ticiane, reforçou a importância da iniciativa. “Os jovens que vêm do SENAI já têm uma base, um preparo inicial. Isso facilita muito a prática dentro da indústria”, disse.

IEL

Já o IEL contou com um dos estandes mais concorridos do evento, atendendo a mais de 1.000 jovens ao longo do dia. O espaço funcionou como ponto de conexão direta entre empresas e candidatos, com cadastro para vagas, orientação profissional e encaminhamento para processos seletivos.

Entre os jovens atendidos pelo Instituto, o estudante Lucas Gabriel, de 15 anos, destacou o impacto da ação. “É uma ajuda para entrar no mundo do trabalho. A gente vê uma oportunidade real de futuro”, afirmou.

Para o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, a participação do Sistema FIEA foi fundamental. “O SENAI e o IEL têm um papel importantíssimo na qualificação e inserção do jovem no mercado de trabalho. O evento superou todas as expectativas e pode ter sido o maior do país”, afirmou.

A Feira de Aprendizagem foi promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL), pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF/AL), pela Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas (FePestalozzi/AL) e pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipat/AL).

Ascom Fiea