Geral
Primeira reunião da Câmara Técnica de Ciência e Fomento do Consórcio Nordeste debate agenda para 2026
Geysa Miranda
A primeira reunião da Câmara Técnica de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Nordeste de 2026 ocorreu nesta quarta-feira (4), no Hotel Jatiúca, em Maceió, e reuniu representantes de diversos estados do Nordeste. Durante o encontro, foi feito um balanço das ações de 2025, discutidas as atividades planejadas para 2026, além das perspectivas de participação conjunta da Câmara em eventos internacionais estratégicos, como a Hannover Messe 2026, na Alemanha, e o Web Summit Lisboa 2026, em Portugal.
O presidente da Câmara Técnica, Fábio Guedes, que também é diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), destacou a importância do alinhamento entre os estados para fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação no Nordeste.
Segundo ele, a atuação integrada da Câmara permite ampliar a visibilidade da região em ambientes estratégicos, além de potencializar oportunidades de cooperação, captação de investimentos e intercâmbio científico. “A construção de uma agenda comum é fundamental para posicionar o Nordeste como um polo de produção de conhecimento e inovação no cenário nacional e internacional e, aqui, estamos trabalhando para isso”, disse o presidente.

Já a secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), Aline Rodrigues, membro da Câmara e representante do estado, enfatizou a relevância das discussões voltadas para o futuro, especialmente no que diz respeito às transformações digitais e ao avanço da inteligência artificial. “O planejamento conjunto fortalece as políticas públicas estaduais e contribui para soluções mais eficientes e conectadas às necessidades da população nordestina, além de estimular a formação de talentos e o desenvolvimento tecnológico regional. Por isso a importância desse diálogo entre os nove estados do Nordeste”, ressaltou a secretária.
Entre os encaminhamentos da reunião, também foi debatida a realização de um seminário dedicado aos desafios, potenciais e perspectivas da inteligência artificial no Nordeste, reforçando o compromisso da Câmara Técnica com temas emergentes e estratégicos para o desenvolvimento sustentável da região. A expectativa é que, a partir dessas iniciativas, o Consórcio Nordeste amplie sua atuação colaborativa e consolide a ciência e a inovação como eixos centrais para o futuro econômico e social dos estados.

As Câmaras Técnicas são grupos de trabalho temáticos especializados dentro do Consórcio Nordeste. Elas têm como principal propósito formular estratégias e soluções integradas para desafios comuns à região, compartilhar experiências técnicas entre os estados, padronizar processos, elaborar diagnósticos e propostas conjuntas e apoiar a implementação de políticas públicas em áreas essenciais. Para essas atividades, reúnem secretários estaduais e equipes técnicas dos nove estados do Nordeste.
Nesta primeira reunião, além dos representantes de Alagoas, participaram Anna Karine Gurgel, do Ceará; Pedro Soares Júnior, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí; Maria Fernanda Pimentel, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco; Sandra Monteiro, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará; Handerson Leite, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; José Arnodson, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão; e Alex Garcez, da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe.
Dentro do Consórcio Nordeste, atualmente existem Câmaras voltadas a diversos temas prioritários, além da ciência e tecnologia, como agricultura familiar, assistência social, saúde, segurança pública, meio ambiente, educação, turismo, infraestrutura e investimentos, saneamento básico, entre outras áreas relevantes para o fortalecimento do desenvolvimento regional. Sobre o Consórcio Nordeste
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste é uma entidade pública formada pelos nove estados da região Nordeste do Brasil. Criado em 2019, tem como objetivo promover a integração regional por meio da cooperação entre os estados, implementando políticas públicas conjuntas e atraindo investimentos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do Nordeste.