Geral
Secom lança, nesta sexta-feira, Projeto Plural de Comunicação Comunitária
Rose Ferreira
O Governo de Alagoas lança nesta sexta-feira (6) o Projeto Plural. Coordenado pela Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom), o programa vai apoiar comunicadores locais, incentivando uma comunicação independente e responsável voltada para os interesses de quem vive em cada local.
A solenidade de lançamento acontecerá no Laboratório do OxeTech, no Centro de Inovação do Jaraguá, às 8h.
Incubadoras espalhadas por todo o estado irão democratizar o acesso à infraestrutura de comunicação, oferecendo espaços físicos equipados para produção de conteúdo (computadores, internet, estúdios de rádio e podcast) a comunicadores que não dispõem desses recursos.
O objetivo é que, comunidades que hoje não se veem representadas pelos meios de comunicação de maior visibilidade, sejam alcançadas com informações úteis, relevantes, íntegras e de interesse local.
A primeira Incubadora Plural será em Maceió, no Centro de Inovação, e funcionará aos sábados, das 9h às 17h, nos laboratórios do OxeTech. Na sequência, o projeto de cidadania digital será expandido para outros municípios, como Batalha, Arapiraca, Murici, Pão de Açúcar, Coruripe, Maragogi, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.
“Queremos promover o direito constitucional à informação, através do reconhecimento e valorização da comunicação comunitária em seu sentido amplo, para além do jornalismo tradicional, incluindo iniciativas culturais, econômicas, identitárias e territoriais”, explica Wendel Palhares, Secretário de Estado da Comunicação.
O Projeto Plural é desenvolvido em parceria com o Governo Federal (Secom da Presidência) e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti).
As informações sobre critérios de participação e utilização da infraestrutura serão divulgadas durante o lançamento oficial.
O que: Lançamento Incubadora Plural
Quando: 06 de fevereiro, às 8h
Onde: Laboratório do OxeTech, no 1° andar do Centro de Inovação do Jaraguá.