Geral
Ação leva crianças da rede pública municipal para dia de diversão no circo
Karoline Naeyli (estagiária)
Na manhã da última terça-feira (3), cerca de 300 crianças da rede pública municipal de ensino participaram de uma experiência cultural e inclusiva no Circo Kroner, instalado na Cruz das Almas.
A ação, intitulada Circo Inclusivo, foi uma iniciativa do próprio estabelecimento, com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Coordenação Técnica de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A proposta teve como objetivo proporcionar um dia diferente e divertido para as crianças, promovendo inclusão e contato com a arte circense.
Durante a programação, os estudantes acompanharam apresentações, participaram de brincadeiras interativas e vivenciaram momentos de encantamento no picadeiro. Participaram alunos dos CMEIs Orlando Cajé, Lucineide Gomes Flor e José Maria de Mello e da Escola Municipal Natalina Costa Cavalcante.
De acordo com a coordenadora de Educação Especial da Semed, Pollyana Satírio, a parceria foi construída de forma conjunta para garantir a participação dos estudantes.
“Hoje, trouxemos em média 300 crianças, junto com alguns familiares e profissionais das escolas, para prestigiarem esse momento mágico que é o circo. A coordenação técnica de Educação Especial esteve à frente dessa articulação, junto com sua equipe e a subsecretária de gestão pedagógica da Semed, Tânia Almeida, que acredita na educação como experiência que também emociona", disse.
E completou: "Os gestores também tiveram um papel fundamental, entrando em contato com as famílias, motivando e incentivando a participação para abrilhantar ainda mais esse momento”.
Pollyana também destacou a parceria com a equipe gestora, “que não mediu esforços para que as crianças e os estudantes das unidades escolares, junto com toda equipe da escola, participassem do momento, com o envolvimento dos professores do AEE, da sala regular, assistentes sociais, dentre outros profissionais. Agradecemos a todos que fizeram esse momento acontecer", enfatizou.
Para ficar na memória

O espetáculo, repleto de luzes, música e interação, despertou sorrisos e encantamento, tornando o momento especial e único para quem acompanhou cada apresentação. Para os alunos, a atividade foi marcada por alegria e emoção, um dia especial que ficar na memória.
Laís Vitória, 11 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Professora Natalina Costa Cavalcante, contou que se divertiu do início ao fim do espetáculo. “Eu achei tudo muito divertido e muito legal. Tinham várias apresentações e eu amei. A parte que eu mais gostei foi quando a mulher girou no alto, fazendo várias acrobacias. Foi incrível”, contou.
A emoção também marcou a experiência da aluna Sarah Lavinia, 11 anos, da Escola Municipal Natalina Costa Cavalcante. “Foi a primeira vez que eu estive em um circo, fiquei encantada e com certeza quero ter a oportunidade de voltar”, revelou.