Geral

Capacita Saúde promove palestras voltada ao enfrentamento da hanseníase em Coruripe

20/01/2026
Capacita Saúde promove palestras voltada ao enfrentamento da hanseníase em Coruripe
Fotos: A iniciativa teve como foco principal a melhoria da assistência, a atualização técnica e a integração entre os diversos setores | Sec de Saúde

Lucas Menezes 

Em alusão ao Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização, prevenção e combate à hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe promoveu nesta terça-feira (20), por meio do Capacita Saúde, um importante circuito de palestras voltado à qualificação dos serviços e ao fortalecimento do diagnóstico precoce e do cuidado com os pacientes.

O evento, realizado no IFAL- Campus Coruripe, reuniu profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e agentes comunitários de saúde. A iniciativa teve como foco principal a melhoria da assistência, a atualização técnica e a integração entre os diversos setores que atuam na rede municipal.

Durante a programação, foram abordados temas como diagnóstico clínico da hanseníase, sinais e sintomas, manejo adequado, acompanhamento dos pacientes, além de estratégias para reduzir o estigma social e ampliar o acesso ao tratamento. As palestras também trouxeram análises epidemiológicas, resultados das ações já desenvolvidas no município e os objetivos para fortalecer a rede de enfrentamento à doença.

Entre as palestrantes estiveram a Dra. Clodis Maria Tavares, pós-doutora em hanseníase e presidente da Rede Hans Brasil; Maísa Isabella, enfermeira preceptora e voluntária do MORHAN-AL/Rede Hanseníase; e Albertina dos Santos, assistente social e coordenadora do MORHAN Maceió, que compartilharam experiências, dados técnicos e práticas exitosas no cuidado integral às pessoas acometidas pela doença.

A médica da UBS Cruzeiro, Ana Cristina, destacou a importância da capacitação contínua para garantir um atendimento mais eficaz na atenção básica. Segundo ela, ações como o Capacita Saúde contribuem diretamente para que os profissionais estejam mais preparados para identificar precocemente os casos

“A hanseníase tem cura, e o diagnóstico precoce é fundamental. Quando capacitamos os profissionais, fortalecemos toda a rede de saúde e garantimos mais qualidade de vida para os pacientes”, afirmou Ana Cristina.