Geral
Sedics e Programa Alagoas Sem Fome atraem empresários beneficiados pelo Prodesin
Juliana Gomes (sob supervisão) e Thaís Letícia
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) em parceria com a coordenação do Alagoas Sem Fome, apresentou, nesta terça-feira (21), o termo de compromisso do Programa a empresários beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin) em 2025. A proposta visa fortalecer ações conjuntas voltadas à ampliação da atuação do Programa em todo o estado.
Durante a reunião, os participantes conheceram mais detalhes da parceria e apresentaram iniciativas voltadas ao desenvolvimento social. Estiveram presentes representantes das empresas que receberão benefícios concedidos por meio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes): D Brandão Empreendimentos Ltda., Lages Exclusive Resort, Passaggio Empreendimentos Turísticos, Hotel Ponta Verde, GV4 Maragogi Hotel Ltda., Propitank Indústria e Engenharia Ambiental, Leão Nordeste Indústria Ltda., Corr Plastik Tech Nordeste e Quartzo Mineração Ltda.
Também foram apresentados outros resultados alcançados, como por exemplo do curso “Sabores que Transformam”, que iniciou suas atividades com 20 mulheres e encerrou a edição de 2025 com 200 mulheres capacitadas. Além da formação profissional, as participantes saíram formalizadas por meio da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“O Brasil saiu do mapa da fome em 2025, mas Alagoas foi o estado que mais se destacou, com um avanço superior a 30 pontos percentuais. Isso é muito relevante para nós”, destacou Juliana Amorim, representante do Programa Alagoas Sem Fome.
Além das parcerias com o setor empresarial, o Programa Alagoas Sem Fome desenvolve outras ações estruturantes. Segundo a representante, está prevista a inauguração de uma fábrica no Centro de Abastecimento de Alagoas (Ceasa), voltada ao reaproveitamento de alimentos, que serão transformados em produtos como sopa desidratada e polpa de frutas.
O secretário executivo de Indústria, Comércio e Serviços, Kléber Adriani, ressaltou a importância da participação das empresas no Programa Alagoas Sem Fome e o impacto de iniciativas como essa no combate à fome no estado e, futuramente, em âmbito nacional.
“Não sabemos exatamente o que essas famílias enfrentam, mas temos o poder de fazer a diferença. No início, imaginávamos que as empresas poderiam contribuir com essa luta, mas a iniciativa ganhou uma proporção maior: as empresas passaram a querer participar ativamente e se sentir parte dos resultados alcançados”, afirmou.