Geral
IMA e Fiea certificam instituições pelo Selo Alagoas pelo Clima
Ascom IMA/AL e Fiea
Instituições comprometidas com a descarbonização em Alagoas foram reconhecidas com o Selo Alagoas pelo Clima, uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Foram premiados 23 participantes (entre instituições privadas, associações ou cooperativas) que receberam a certificação com a respectiva categoria conquistada entre Ouro, Prata e Bronze, nesta terça-feira (20), no auditório da Casa da Indústria.
O troféu da premiação foi produzido com vidro de baixa pegada de carbono, com cerca de 70% de material reciclado e fontes energéticas renováveis. Confira abaixo a lista das instituições alagoanas certificadas e suas categorias.
De acordo com o coordenador jurídico do IMA/AL, Gilvan de Albuquerque, a iniciativa, que busca estimular a adoção de boas práticas ambientais na redução da emissão de gases do efeito estufa, segue padrões internacionais
.jpg)
“O Selo Alagoas pelo Clima representa um passo importante na consolidação de uma política ambiental baseada em critérios técnicos de transparência e responsabilidade climática. Medir, monitorar e reduzir emissões não é mais uma escolha, é uma necessidade global e o IMA tem atuado de forma permanente no monitoramento das emissões do Estado, fortalecendo o instrumento de controle ambiental e, ao mesmo tempo, reconhecendo organizações que assumem, de forma responsável, o compromisso com a descarbonização e a proteção do meio ambiente”, pontuou Gilvan.
Na oportunidade, foram apresentadas iniciativas do Sistema Fiea, entre elas, o lançamento do Grupo de Trabalho de Baixo Carbono e Recursos Naturais da Indústria e apresentação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a agenda de descarbonização.
O vice-presidente da Fiea, José Nogueira, parabenizou as empresas contempladas. “Para a FIEA, é motivo de orgulho ser parceira do IMA na construção e consolidação do Selo Alagoas pelo Clima. As organizações premiadas assumiram o protagonismo, deram o primeiro passo e se tornaram referência para todo o setor produtivo alagoano”, afirmou.
.jpg)
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Judson Cabral, que também esteve presente no evento, reforçou a relevância da iniciativa. “Certificações como essas produzem a visão da educação ambiental que está diretamente ligada à melhoria das condições climáticas em nosso meio ambiente”, completou.
Uma das instituições que ganharam Ouro no Selo Alagoas pelo Clima foi a Algás Alagoas. “Essa é a concretização de um trabalho que a gente iniciou em 2023. A Algás não poderia ficar de fora desse tema e proposta a nível mundial. É um reconhecimento positivo que marca a continuidade dessa caminhada”, afirmou Ademir Oliveira, gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Algás.
“Sou fã do estado de Alagoas porque ele inaugurou o uso da nova lei do saneamento. E quando você faz um selo como esse aqui, você sinaliza para as empresas de que elas precisam participar desse ambiente de futuro de uma forma muito antecipatória”, ressaltou Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI.
Confira as categorias conquistadas:
Categoria Ouro:
- Algás
- Ambipar Environmental Nordeste
- BRK Ambiental
- Mineração Vale Verde do Brasil
Categoria Prata:
- A. F. Meio Ambiente Proteção
- Administração do Porto de Maceió
- Associação Nordesta Anumara Florestas
- Disrupy Comunicação
- Grupo Nortnova
- Hotel Ponta Verde Praia do Francês
- Imobiliária Pajuçara
- Maçaiok Agência de Viagem e Turismo
- Maceió Net
- Mobilize
- OAB Seccional de Alagoas
- Origem Energia Alagoas
- Portobello
- Secretaria de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia
- Secretaria de Meio Ambiente de Piranhas
- Secretaria de Meio Ambiente de Porto Calvo
- Usina Caeté
Categoria Bronze:
- Cooperativa Pindorama
- Usina Santo Antônio
Sobre o Selo
O Selo Alagoas pelo Clima é promovido pelo Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). Lançada durante a 2ª edição do Estopim promovido pelo Território Sustentável, a iniciativa tem o objetivo de reconhecer e valorizar instituições públicas e privadas comprometidas com a descarbonização no estado.
O Selo Alagoas pelo Clima adota a metodologia internacional GHG Protocol e contempla três categorias de reconhecimento: Ouro, Prata e Bronze; a depender dos escopos de emissões reportados. Para o processo de certificação é realizada toda uma análise documental, que inclui a análise de licença ambiental, certidões e demais documentos obrigatórios no processo.
Sobre o troféu
Através de uma parceria firmada com a Cebrace, os vidros utilizados na composição do troféu de premiação do Selo Alagoas pelo Clima são da linha Cebrace Atmos, que é o primeiro vidro com baixa pegada de carbono da América do Sul, produzido com cerca de 70% de material reciclado e fontes energéticas renováveis (como eletricidade com certificado de origem e biometano), com aproximadamente 50% menos emissões de gases de efeito estufa em relação aos vidros convencionais. Além disso, as bases das premiações foram feitas com madeira de reflorestamento da Ilha do Ferro, através das mãos do mestre Petrônio.