Geral
Em reunião com a Hand Talk, Secti fortalece parceria para acessibilidade digital em Alagoas
Geysa Miranda
A secretária de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (Secti), Aline Rodrigues, reuniu-se com o CEO da Hand Talk, Ronaldo Tenório, para discutir o fortalecimento da parceria voltada à ampliação da acessibilidade digital no estado e ao desenvolvimento de novos projetos.
Atualmente, 100% dos sites governamentais de Alagoas contam com recursos de acessibilidade, incluindo tradução para Libras e outros 18 recursos assistivos. A iniciativa beneficia toda a população, especialmente pessoas surdas, com deficiência visual, idosos, pessoas com baixa alfabetização, além de indivíduos com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O avanço é resultado de uma parceria consolidada entre a Secti e a Hand Talk, empresa alagoana pioneira no uso de inteligência artificial aplicada à acessibilidade digital. A cooperação seguirá ativa, com novos projetos e o fortalecimento de iniciativas já existentes, como o Link, considerado o maior evento de acessibilidade digital da América Latina.
Previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano, o Link contará com palestras sobre tecnologia, diversidade, comunicação, acessibilidade digital e marketing. Todas as atividades terão interpretação em Libras, audiodescrição e legendas em tempo real. O evento é 100% gratuito e será realizado em formato híbrido, com participação presencial e transmissão ao vivo pela internet.
Para a secretária Aline Rodrigues, a parceria reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com a inclusão. “Fortalecer essa colaboração é garantir que a tecnologia esteja a serviço de todas as pessoas. Alagoas tem se destacado nacionalmente por adotar soluções inovadoras e acessíveis, e isso só é possível quando unimos poder público e iniciativa privada com um propósito comum”, destacou.
Já o CEO da Hand Talk, Ronaldo Tenório, ressaltou a importância do trabalho conjunto para a consolidação de políticas públicas acessíveis. “Essa parceria com a Secti mostra que inovação e inclusão devem caminhar juntas, gerando impacto real na vida das pessoas e inspirando outros estados do país”, afirmou.