Geral

Cooperativismo financeiro assume a presidência do Conselho de Administração da Associação Open Finance

20/01/2026
Cooperativismo financeiro assume a presidência do Conselho de Administração da Associação Open Finance
Fotos: Presidente do Conselho de Administração, Marcio Alexandre

O cooperativismo financeiro brasileiro alcança um marco relevante em sua trajetória de fortalecimento institucional e protagonismo no cenário financeiro nacional. Representando a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marcio Alexandre, superintendente de Arquitetura e Governança de TI do Sicoob e conselheiro titular do Conselho de Administração da Associação Open Finance, assume a presidência do Conselho de Administração da entidade pelas próximas 20 semanas.

Na condição de presidente do Conselho de Administração, Marcio Alexandre será responsável por conciliar e organizar a pauta de prioridades do colegiado, atuando como ponto focal do Conselho para o endereçamento de questões à Diretoria Executiva da Associação Open Finance, bem como para a definição das prioridades da pauta das reuniões.

“É uma honra assumir a presidência do Conselho de Administração e representar o colegiado, em nome do cooperativismo financeiro, que desde o primeiro momento apoia a iniciativa de Open Finance por reconhecer seus benefícios para a sociedade e sua contribuição para a evolução do sistema financeiro brasileiro”, destaca Marcio Alexandre.

A nova mesa diretora contará com a vice-presidência da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), representada por Gustavo Cappi, executivo do Itaú Unibanco. A composição do Conselho de Administração é formada por representantes de todos os segmentos do mercado financeiro que, em conjunto com o Banco Central do Brasil, constroem e sustentam a maior iniciativa de Open Finance no mundo.

Sobre o Open Finance


O Open Finance é uma iniciativa estruturante do Sistema Financeiro Nacional que promove o compartilhamento padronizado e seguro de dados e serviços financeiros, sempre com o consentimento do cliente, ampliando a concorrência, a inovação e a inclusão financeira. No Brasil, a iniciativa é liderada pelo Banco Central do Brasil, principal responsável por sua concepção, diretrizes regulatórias e supervisão, contando com a atuação coordenada das instituições participantes por meio da Associação Open Finance. Ao longo dos últimos anos, o modelo brasileiro atingiu elevado grau de maturidade técnica, regulatória e operacional, tornando o país uma referência internacional em Open Finance, tanto pela abrangência do ecossistema quanto pela escala e sofisticação de sua implementação.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 323 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.

Ascom Sicoob