Geral

Ação da PM em Maceió e no interior combate tráfico, furto e crimes ambientais

18/01/2026
Ação da PM em Maceió e no interior combate tráfico, furto e crimes ambientais
Fotos: PM fez uma série de ações em Maceió e cidades do interior | Ascom PM/AL

A Polícia Militar de Alagoas registrou nesta sexta-feira (16) uma série de flagrantes em diferentes regiões do território alagoano.

Um fato envolvendo tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo foi registrado no Centro do município de Boca da Mata, pela 1ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I). Uma pessoa foi presa e, com ela, foram apreendidos: um revólver calibre 38 com cinco munições intactas; 147 gramas de maconha; 10 gramas de cocaína; uma balança de precisão e um aparelho celular.

Durante a tarde, a guarnição do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) foi acionada para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas na localidade conhecida como Ladeira do Mulungú. Ao chegar ao endereço indicado, o suspeito foi identificado. Ao perceber a aproximação da equipe, o indivíduo, que estava na porta da residência, tentou entrar rapidamente no imóvel, mas foi contido e abordado. O revólver estava em sua cintura.

Mesmo negando possuir outros materiais ilícitos, autorizou a entrada da guarnição para a realização de buscas no imóvel. O restante do material, que posteriormente afirmou ser de sua propriedade, foi localizado nos cômodos da casa. O autor foi conduzido à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, juntamente com os itens apreendidos.

Maceió

Em Maceió, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreendeu um quilo de maconha, 185 gramas de cocaína, uma balança de precisão e uma espingarda, do tipo conhecido como “soca-tempero”. O material foi recolhido no Conjunto Luiz Pedro, no Benedito Bentes, próximo à praça da localidade. As guarnições realizavam patrulhamento ostensivo quando perceberam dois indivíduos em atitude suspeita. A dupla fugiu por uma área de mata próxima ao notar a aproximação das viaturas.

Apesar das buscas, não foi possível deter os suspeitos. Entretanto, após varredura no perímetro, os policiais encontraram os itens ilícitos, que foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Também em Maceió, por volta das 18h, na Rua Maranhão, no Prado, a Companhia de Polícia Militar Independente Ronda de Ação Intensiva Ostensiva (CPM/I Raio) apreendeu entorpecentes (167 gramas de maconha e 26 gramas de cocaína), uma balança de precisão e R$ 14,00 em espécie. Um homem de 25 anos foi preso.

Durante rondas na região conhecida como Ouricuri, populares indicaram um beco onde um indivíduo estaria comercializando entorpecentes. O suspeito foi encontrado e sua mãe autorizou o acesso dos militares ao interior do imóvel. Ele confessou haver entorpecentes escondidos sob sua cama. Ao confirmar o ilícito e dar voz de prisão, foi necessário conter o autor e utilizar algemas durante a condução, visto que ele resistiu e tentou investir contra os agentes.

O suspeito foi conduzido inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, em seguida, à Central de Flagrantes da Polícia Civil, para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.

Penedo

No Centro de Penedo, o Pelopes do 11° Batalhão de Polícia Militar (BPM), com apoio de outras equipes, flagrou mais um caso de tráfico de drogas. Na ação, foram apreendidos os seguintes materiais: 10 pedrinhas de crack; R$141,00 em cédulas de diferentes valores.

Durante saturação de policiamento na localidade Kamartelo, onde há histórico de criminalidade, os policiais observaram quando duas mulheres que estavam sentadas na equina tentaram se desfazer de algo que tinham nas mãos. Neste momento, foi realizada a abordagem. Foi verificado que o material dispensado era entorpecente. As duas foram conduzidas à delegacia de Polícia Civil de Plantão.

Crimes ambientais


Em Murici, ações de fiscalização do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em operação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), flagraram uma série de crimes ambientais. Os casos foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de União dos Palmares para adoção das medidas pertinentes.

A partir de denúncias de caça predatória na zona rural do município, as equipes se deslocaram até uma fazenda, onde encontraram apetrechos de caça ilegal e uma espingarda calibre 32. O proprietário foi conduzido à delegacia. Um tatu abatido e munições também foram apreendidos.

Em outro ponto, indivíduos em atitude suspeita fugiram em meio à vegetação, deixando para trás uma espingarda de seta (aparentemente adulterada) calibre 22 e munições do mesmo calibre. Apesar das buscas realizadas, os suspeitos não foram localizados.

Já no perímetro urbano de Murici, as equipes foram até o Mercado da Tapioca, onde identificaram a comercialização ilegal de caranguejo guaiamum, espécie ameaçada de extinção e cuja venda é expressamente proibida. Na situação, o BPA confeccionou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o Ibama lavrou o auto de infração e o termo de apreensão, aplicando a multa cabível.

No local, foram apreendidos 60 caranguejos guaiamum, todos abaixo do tamanho mínimo permitido de 7 cm, sendo 40 fêmeas e 20 machos. Posteriormente, as equipes realizaram a soltura dos crustáceos em área adequada.

Delmiro Gouveia

Em Delmiro Gouveia, o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) registrou um caso de furto e recuperou uma motocicleta. Um homem de 33 anos foi detido. Um alerta geral emitido pela rede de rádio da PM informou sobre o furto de uma motocicleta Honda/CG 160 Start. A guarnição realizava patrulhamento quando visualizou um indivíduo conduzindo uma moto com características idênticas às informadas na denúncia.

O condutor foi abordado e nada de ilícito foi encontrado inicialmente. Contudo, ao consultar os dados do veículo, foi confirmada a restrição por furto. O autor foi conduzido inicialmente ao Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS) e, posteriormente, ao Cisp de Delmiro Gouveia.

Ascom PM/AL