Geral
Professores de Alagoas terão imersão 24h e curso de inglês avançado na Inglaterra
Natalício Vieira
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) detalhou as rigorosas atribuições dos oito professores que acompanharão os estudantes na 3ª edição do programa Daqui pro Mundo. Os detalhes estão publicados na edição desta sexta-feira (16), do Diário Oficial do Estado (DOE). Diferente de uma viagem de turismo, os docentes selecionados assumirão o papel de monitores integrais, com a missão de garantir a segurança dos alunos e, ao mesmo tempo, elevar o próprio nível de proficiência na língua inglesa.
Os professores selecionados terão responsabilidades que começam antes mesmo do embarque, como a criação de grupos de comunicação com pais e alunos. Na Inglaterra, a rotina será intensa. Eles devem estar à disposição dos estudantes, o celular deve permanecer ligado 24h, inclusive nos fins de semana, para emergências.
Para garantir o bem-estar dos intercambistas, os docentes devem visitar as residências (homestays) para garantir que os alunos estão bem acomodados e alimentados, eles também vão participar de reuniões obrigatórias todas as segundas-feiras com os estudantes para monitorar o progresso do intercâmbio e enviar relatórios à Seduc.
Benefícios e formação continuada
Como incentivo ao aperfeiçoamento profissional, o Governo de Alagoas oferece um pacote completo de benefícios aos docentes. Eles serão matriculados em cursos de nível avançado em instituições inglesas. As passagens aéreas, seguro-viagem, emissão de vistos e passaportes serão pagos pelo programa.
Além disso, os docentes também receberão uma bolsa de R$ 3.600,00, paga em quatro parcelas, para despesas pessoais. A hospedagem será garantida em casas de família nativas (homestay) com meia pensão inclusa.
O que será cobrado na seleção?
Diferente dos alunos, os professores passarão por uma prova de títulos e uma entrevista em inglês de nível B2 (Intermediário Superior). O ementário exige domínio de gramática avançada, voz passiva, orações condicionais mistas (Mixed Conditionals) e tempos verbais perfeitos.
Será cobrado também fluência e coerência, capacidade de discutir temas complexos como finanças, tecnologia, questões globais e ética sem hesitação, além de habilidades psicológicas, a entrevista situacional avaliará empatia, equilíbrio emocional e capacidade de mediação de conflitos.
O professor monitor não poderá levar acompanhantes (cônjuges ou filhos) e deve participar obrigatoriamente de todas as reuniões de preparação. Ao retornar, o docente assume o compromisso de atuar como embaixador do programa, compartilhando metodologias com outros professores da rede estadual por até dois anos.
Cronograma 2026 (Professores)
Inscrições Online - 9/3 a 13/3
Análise Documental - 9/3 a 17/3
Entrevistas (Fluência e Situacional) - 23/3 a 27/3
Resultado Final e Classificação - 9/4
Embarque para a Inglaterra - Maio de 2026