Geral
Dinâmica com crianças leva acolhimento à pediatria do Hospital Regional do Sertão
Daniel Tavares
O setor de pediatria do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, recebeu na quinta-feira (15), uma ação especial voltada ao bem-estar emocional de crianças internadas na ala pediátrica da unidade e de suas famílias. A dinâmica, chamada de “Caixa de Boas Recordações”, tem como objetivo transformar a vivência hospitalar em uma experiência mais acolhedora e menos traumática para os pequenos durante a campanha Janeiro Branco.
De acordo com a equipe de psicologia da unidade, responsável pela iniciativa, a proposta consiste na confecção de caixas personalizadas junto com as crianças internadas. Durante a atividade, foram utilizados materiais como caixas de papelão, tesouras, desenhos e fantasias, além do registro de fotos, que posteriormente vão ser impressas e guardadas dentro da própria caixa.
.jpeg)
Segundo a psicóloga do HRAS, Maynara Araújo, cada item representa um momento positivo vivido durante a internação, ajudando a criança a ressignificar esse período.
“A ideia é de que elas possam levar consigo memórias leves e positivas, mesmo em meio ao processo de adoecimento. É uma forma de contribuirmos para uma melhor adaptação e ajudar também as famílias a enxergarem esse período com um pouco mais de acolhimento e cuidado”, disse. A ação também reforça o papel da psicologia no ambiente hospitalar, como instrumento fundamental para uma melhor adaptação das crianças à internação e oferecendo suporte emocional às famílias.
.jpeg)
“Ao estimular o cuidado, o afeto e a escuta, a dinâmica ajuda pais e responsáveis a enxergarem esse momento delicado com mais sensibilidade e acolhimento”, finalizou Maynara Araújo. Legendas: Psicólogas do HRAS promoveram momento de acolhimento e descontração com crianças internadas