Geral
Saneamento que transforma: BRK alcança mais de 12.800 pessoas com projetos sociais em 2025
Ana Júlia Gomes (estagiária sob supervisão)
A BRK encerrou o ano de 2025 com mais de 300 atividades socioambientais realizadas na Região Metropolitana de Maceió (RMM). Ao todo, as ações, que consistem em cursos, oficinas e palestras, impactaram cerca de 12.800 pessoas, levando conscientização para as comunidades e reafirmando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
Essa iniciativa integra o Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental (PTTSA) da concessionária, que orienta e coordena ações de impacto social e ambiental nos 13 municípios atendidos pela BRK em Alagoas. Entre as atividades, estão: o Cine BRK, o Empodera Mulher, a Oficina de Sabão e o Portas Abertas.
Cine BRK
Utiliza a exibição e o debate de curtas-metragens sobre reciclagem e saneamento básico como ferramenta educativa. No último ano, foram promovidas quase 60 sessões em escolas e instituições de ensino, alcançando mais de 1.800 participantes.
Empodera Mulher
Voltada ao público feminino, a atividade apresenta a relação entre gênero e saneamento básico, ressaltando os desafios do setor e os impactos no dia a dia das pessoas, principalmente na vida das mulheres. No total, foram realizadas 24 palestras do Empodera Mulher, que contaram com a participação de cerca de 880 pessoas.
Oficina de Sabão
Esse ano, a empresa organizou 30 oficinas em diferentes cidades, com a presença de aproximadamente 700 alunos.
Durante a atividade, são abordados os impactos ambientais do descarte irregular de óleo de cozinha e fornecidas orientações sobre os materiais e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a produção.
Portas Abertas
Consiste em visitas guiadas às estações de tratamento da BRK, onde os participantes são apresentados às etapas necessárias ao tratamento de água e efluentes, podendo tirar dúvidas com profissionais da concessionária. Em 2025, foram 14 ações com mais de 250 visitantes.
Todos os serviços são gratuitos e podem ser solicitado por escolas, associações comunitárias, órgãos públicos e outras instituições interessadas pelo e-mail: [email protected]
