Geral
Palco da Fé em Penedo celebra Bom Jesus dos Navegantes com devoção e atrações culturais
Penedo reafirmou sua vocação como o maior centro de fé e tradição do Baixo São Francisco durante a 142ª edição da Festa do Bom Jesus dos Navegantes.
As celebrações ao padroeiro dos ribeirinhos promovidas pela Diocese de Penedo no Palco da Fé, estrutura viabilizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ), reuniu fiéis entre os dias 04 e 11 de janeiro.
Na área coberta e com cadeiras instalada ao lado da Capela da Santa Cruz também foi local das apresentações culturais promovidas após as missas, com apresentação das bandas da Sociedade Musical Penedense, Musical 12 de Abril, da batucada Milionários do Sambo e do forrozeiro Toninho e Trio Copacabana.

O fomento à economia criativa também é um pilar fundamental do evento, com destaque para a feira de artesanato organizada pela ArtPen, que expôs o talento dos artesãos penedenses em um espaço dedicado à comercialização de peças exclusivas, reforçando o potencial turístico e artístico do município.
No sábado, 10, a atração artística foi a cantora Adriana Arydes, uma das vozes mais expressivas e consolidadas da música católica contemporânea no Brasil, acumulando mais de 25 anos de carreira e uma sólida trajetória como missionária e compositora.

Sua participação na 142ª edição da Festa de Bom Jesus dos Navegantes foi marcada por um momento de profunda espiritualidade no Palco da Fé, onde ela emocionou os fiéis com um testemunho de oração que preparou os corações para o encerramento das festividades.
O ápice das comemorações ocorreu no domingo, 11 de janeiro, com a realização da tradicional procissão que mobilizou milhares de fiéis em um espetáculo de devoção e beleza.
O cortejo da Capela da Santa Cruz em direção ao porto das balsas foi seguido de perto por romeiros e fiéis, culminando na emocionante procissão fluvial, onde a imagem do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes foi levada ao Rio São Francisco de balsa, acompanhada por dezenas de embarcações.

Encerrada a tradicional navegação nas águas do ‘Velho Chico, a procissão retornou ao Palco da Fé, onde uma missa campál concluiu as celebrações marcadas pela gratidão e pela renovação da fé.
Secom Penedo