Geral

Versatilidade na cozinha: receitas clássicas que nunca saem de moda e dicas para inovar

08/01/2026
Versatilidade na cozinha: receitas clássicas que nunca saem de moda e dicas para inovar
Fotos: Wirestock/ iStock

Na correria do cotidiano, receitas clássicas fazem parte da rotina como uma forma de culinária afetiva no Brasil e no mundo. Essas receitas são verdadeiramente atemporais, unindo gerações ao redor da mesa e tendo o poder de serem reconfortantes com ingredientes acessíveis e técnicas passadas a cada geração.

Receitas clássicas que unem sabor e culinária afetiva

Um feijão com arroz, com o tradicional tempero de alho e cebola crocante, consegue evocar memórias afetivas em diversas famílias ao redor do país. Assim como outras receitas reinventadas de macarronada ao redor do mundo, a simplicidade e a criatividade nos pratos levam aos paladares sensações que vão além de tendências e regras culinárias.

Sendo assim, receitas clássicas de feijão com arroz, macarrão à bolonhesa e tutu de feijão representam a essência atemporal da culinária no Brasil, podendo facilmente se adaptar ao dia a dia com toques pessoais. Algumas das clássicas receitas muito apreciadas na mesa dos brasileiros são:

feijão com arroz;

macarronada;

lasanha;

bife acebolado;

feijoada;

escondidinho.

A atemporalidade de pratos como o strogonoff de frango

No repertório da culinária afetiva, o strogonoff de frango também é um prato popular, apreciado pela sua facilidade de preparo e pelo sabor que agrada a diversos paladares, sendo uma excelente opção para o dia a dia. É uma receita tão atemporal que remonta da Rússia aristocrática do século XIX, sempre acessível e versátil.

No Brasil, nas décadas de 1940 e 1950, o strogonoff ganhou a versão com frango, creme de leite, ketchup e batata palha, tornando-se ícone afetivo de almoços e jantares rápidos. É um prato popular nas famílias há gerações, que pode ser personalizado com ingredientes como milho, cogumelos e iogurte natural no lugar do creme de leite.

Dicas simples para inovar e dar um toque pessoal aos clássicos

A técnica de culinária de cada família é única, e todas têm o seu valor. Afinal, os sabores dos pratos são construídos nas variações do modo de preparo. Personalizar pratos com especiarias diversas e ajustar ao paladar de cada um é uma forma de afeto, sem perder a tradição dos pratos famosos do dia a dia.

Substituir carnes por proteínas vegetais em alguns pratos como bolonhesa, por exemplo, é uma maneira de diversificar e agradar ao paladar de um membro da família que seja vegetariano. Utilizar ingredientes diferentes, como o leite de coco, em pratos tradicionais também é uma forma de testar novos sabores.

Variações de temperos também são uma alternativa para elevar os pratos clássicos com um toque especial. Há diversas especiarias que podem ser usadas com criatividade, como cominho, curry, chimichurri e lemon pepper. Com as técnicas tradicionais, a adaptação de ingredientes permite transformar as refeições diárias em receitas únicas.

Fonte: Assessoria