Geral
Abertura do Educar é Massa é marcada por cultura, palestras e exposição
Julita Bittencourt
A abertura do Educar é Massa, na manhã desta sexta-feira (19), no bairro histórico de Jaraguá, contou com uma programação diversificada e voltada à comunidade escolar. O evento é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e integra o projeto de Formação Continuada desenvolvido em parceria com a Fundepes.
Palestras e exposição de culminância das práticas pedagógicas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) preencheram os três polos distintos, no Espaço Armazém, na Praça Dois Leões e na lateral do Misa (Museu da Imagem e do Som de Alagoas).
O secretário municipal de Educação, Luiz Rogério, e a subsecretária de Gestão Pedagógica, Tânia Almeida, participaram das atividades que abriram o evento. Durante sua fala, o gestor destacou a importância do Educar é Massa para celebrar todo o ano letivo de 2025.

“Estamos aqui, hoje, selando o fechamento desse ano de 2025, que foi de muitos desafios para a nossa Educação. Mas estamos aqui também celebrando e socializando nossas práticas pedagógicas desenvolvidas dentro das nossas unidades escolares com as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Um ambiente enriquecedor onde mais de duas mil pessoas devem passar por aqui para prestigiar nossa programação diversificada e que valoriza a educação pública da capital”, pontuou.
Tânia Almeida aproveitou e agradeceu a presença dos profissionais da rede municipal de educação e destacou a importância deles para o desenvolvimento dos estudantes.
“Vocês são os grandes responsáveis, são guerreiros e lidam com essas crianças diariamente, com muita responsabilidade. Então, muito obrigada pela presença de vocês. Esse é o ambiente onde a gente está trazendo para socializar nossas práticas exitosas e também as práticas docentes de vocês. A gente agradece também à Fundepes pela parceria na formação e no cuidado com o nosso corpo docente”, afirmou.

Destaques
Os destaques da programação da manhã foram as palestras da psicóloga da USP, Beatriz Chamati, sobre “Desenvolvimento emocional: a jornada do herói”; e da psicóloga do Instituto Insere, Jaqueline Leão, sobre o tema “A educação socioemocional como base para o bem-estar de professores e alunos”. O público-alvo foram os professores da Educação Infantil.
Para além da programação pedagógica, a manhã do evento teve muita cultura. As crianças do CMEI Nadir Brandão realizaram uma bela apresentação de coco de roda, no Espaço Armazém. Já ao lado do MISA, os estudantes da Escola Municipal José Clemente se apresentaram com o grupo de Pastoril de Mestra Neide.

Também teve apresentação do grupo de dança da Escola Padre Pinho e da Escola Municipal Nosso Lar, além do espetáculo “Filhos do Sol, Sangue Real” do grupo teatral da Escola Municipal Arnon de Melo. Também teve oficina de capoeira.
O palco central, na Praça Dois Leões, recebeu o Coral da Escola Municipal Nosso Lar. O coral das escolas dos estudantes do tempo integral das escolas Floriano Peixoto e Pedro Barbosa, em parceria com a AABB, e por fim, a cantata natalina do grupo musical do Parque Biblioteca, do Benedito Bentes.