Geral

Setor de saúde projeta crescimento e demanda por qualificação

19/12/2025
Setor de saúde projeta crescimento e demanda por qualificação
Fotos: Profissionais de saúde devem estar alinhados ao mercado e investir em conhecimentos interdisciplinares | iStock / Cunaplus_M.Faba)

O crescimento do setor de saúde no Brasil é uma resposta estrutural às transformações demográficas da população. Com isso, o resultado é o fortalecimento de redes de atendimento, pois o número crescente de idosos demanda cuidados contínuos e especializados, de forma duradoura.

Em paralelo a isso, a profissionalização dos serviços privados proporciona maior diversidade de tratamentos, consolidando o setor de saúde no atendimento às necessidades de saúde de uma sociedade em transformação demográfica.

O cenário de expansão do mercado de saúde no Brasil

O mercado de trabalho da saúde no Brasil apresenta uma expansão promissora, devido a fatores como envelhecimento da população e criação de mais hospitais. O 76º Relatório do Emprego na Saúde apontou que, no primeiro trimestre de 2025, foram criados 34,8 mil novos pontos de trabalho formais no setor, totalizando 5,18 milhões de vínculos ativos.

O Censo Demográfico brasileiro mais recente, de 2022, demonstra como a população está ficando cada vez mais idosa. No ano citado, o número de pessoas com 65 anos ou mais foi de 22,17 milhões, representando 10,9% da população. Com a maior longevidade, a necessidade de cuidados no setor de saúde para as pessoas idosas aumenta.

Por que a qualificação profissional é o diferencial

No setor de saúde, ter qualificação profissional se mostra cada vez mais um diferencial indispensável, principalmente devido à crescente complexidade dos atendimentos demandados e à evolução de tecnologias diferenciadas. Alguns exemplos de tecnologia são equipamentos avançados e tratamentos personalizados.

A segurança do cuidado depende diretamente da preparação dos profissionais, que devem estar capacitados para lidar com protocolos e tecnologias de ponta. Para tal, não basta ter conhecimento técnico, é preciso integrar diferentes habilidades. Investir em qualificação é uma estratégia para acompanhar as demandas atuais e futuras.

A importância das equipes multidisciplinares

A escassez de mão de obra qualificada para atuar em equipes multidisciplinares gera desafios no setor de saúde do Brasil. O mercado busca profissionais capazes de trabalhar em conjunto e com colaboração, de forma integrada. É preciso saber atuar com diversas especialidades para melhorar os resultados clínicos do paciente.

O envelhecimento da população e a expansão do mercado hospitalar exigem essa presença, por isso há um aumento na procura por cursos como medicina, fisioterapia e enfermagem, para suprir as novas demandas da saúde. Além disso, é fundamental que esses profissionais possam acompanhar os avanços dos tratamentos para promover um atendimento eficiente.

Fonte: Assessoria