Geral

Contadoria, com agilidade, conquista resultado histórico na devolução de processos

19/12/2025
Contadoria, com agilidade, conquista resultado histórico na devolução de processos
Fotos: Servidores da Contadoria Judicial Unificada, no Fórum da Capital | Niel Rodrigues

A Contadoria Judicial Unificada (CJU), departamento vinculado à Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) que funciona no Fórum da Capital, devolveu 82.852 processos com custas e cálculos às unidades judiciárias de Alagoas, de 1 de janeiro a 19 de dezembro de 2025. Nesse período, o setor recebeu 83.717 solicitações.

De acordo com o relatório encaminhado à Corregedoria, foram remetidos ao longo do ano 10.532 processos para fila de cálculo e 73.185 processos para de custas.

A Contadoria tem se destacado pela celeridade e eficiência na prestação de seus serviços, alcançando resultados expressivos na tramitação dos processos. Atualmente, o setor tem conseguido devolver os processos da fila de cálculo em um prazo médio de apenas 10 dias, além de finalizar e devolver os processos da fila de custas em até 48 horas, números considerados tempo recorde em relação ao histórico da unidade.

Para o corregedor-geral Celyrio Adamastor, o setor é fundamental para garantir a efetividade da prestação jurisdicional. “É um trabalho primoroso que evita o congestionamento do sistema de Justiça, uma vez que possibilita que os processos sejam conduzidos dentro dos prazos previstos. É imprescindível que as custas judiciais sejam cumpridas de maneira regular, para que o Judiciário possa cumprir seu papel de forma eficaz e acessível a todos”.

A diretora do setor, Cristiane Cunha Lima Costa, agradeceu ao desembargador Celyrio Adamastor pelo valioso apoio e suporte à Contadoria, destacando o impacto positivo do reforço na equipe, com a cessão de servidores e a inclusão de estagiários, o que foi crucial para o bom andamento dos trabalhos.

“Esse resultado foi o mais significativo nos últimos três anos, porque hoje conseguimos equilibrar as duas filas com um prazo de devolução muito rápido. Durante esse período, a Escola Superior da Magistratura também promoveu capacitação para as unidades judiciárias de todo o estado sobre custas processuais e nós ministramos esse curso”, ressaltou Cristiane.

Atualmente, a Contadoria Judicial Unificada é composta por 31 membros, entre estagiários, técnicos, analistas e contadores judiciais, atuando de forma integrada para assegurar a eficiência dos serviços e a celeridade processual. O setor é responsável por centralizar e padronizar os cálculos de custas e liquidações de sentenças em processos judiciais, unificando o trabalho de todas as unidades do primeiro grau de jurisdição.



Ascom CGJ/AL