Geral
SSP e PMAL concluem ciclo de capacitações da oficina prática do Curso de Primeira Intervenção em Crises
Alan Fagner
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) concluiu nesta quinta-feira (18) o primeiro ciclo de capacitações das oficinas práticas do Curso de Primeira Intervenção em Crises (CPIC/2025). As atividades integraram a etapa presencial do curso e reuniu 154 profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), fortalecendo a preparação técnica e operacional para o enfrentamento de ocorrências de alta complexidade.
O curso é uma parceria entre a Chefia de Ensino Integrado da SSP com a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
As oficinas práticas foram desenvolvidas a partir de simulações realistas de situações que os profissionais podem vivenciar no exercício cotidiano de suas funções. As atividades ocorreram nos dias 03, 04, 17 e 18 de dezembro de 2025, contemplando diferentes cenários operacionais e níveis de complexidade.
Ao final de cada simulação, foi providenciado um briefing técnico destinado à análise das condutas adotadas, à identificação de pontos de melhoria e ao alinhamento de procedimentos. A metodologia visa assegurar o aperfeiçoamento contínuo das ações operacionais e a padronização das respostas em cenários de crise e situações críticas.

De acordo com o coordenador do curso e integrante da equipe de negociações do Bope, sargento Cleder, com as oficinas, os alunos podem colocar em prática o conhecimento adquirido durante as instruções teóricas.
“O modelo adotado nas oficinas permite consolidar o conhecimento teórico por meio da prática controlada, ampliando a capacidade de tomada de decisão dos profissionais em ambientes de alta pressão”, disse o militar.
Já para a chefe de Ensino Integrado da SSP, major Joyce Oliveira, o curso tem a missão de promover a qualificação contínua das forças de segurança e o fortalecimento da integração entre os diversos órgãos que compõem o sistema.

“A iniciativa contribui diretamente para uma atuação mais eficaz, técnica e coordenada em ocorrências que demandam respostas rápidas, qualificadas e alinhadas aos protocolos operacionais”, ressaltou a oficial.
Participaram das capacitações representantes de diversas instituições nacionais, estaduais e municipais, entre elas a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Polícia Civil de Alagoas (PCAL), Polícia Penal de Alagoas (PPAL), Polícia Federal (PF), Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Polícia do Exército, Marinha do Brasil, além das Guardas Civis Municipais de Pilar, Maceió, Marechal Deodoro, Joaquim Gomes, Maragogi, Cajueiro, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Pombos/PE e Vitória de Santo Antão/PE, bem como servidores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió e Rio Largo.
Estrutura do curso
O CPIC é composto por duas etapas complementares: ensino teórico, ofertado em formato de Educação a Distância (EAD), e oficinas práticas presenciais. Na fase teórica, totalmente on-line, o conteúdo é dividido em três módulos, totalizando 15 horas/aula. A modalidade EAD permite alcançar profissionais de todas as regiões do estado, contribuindo para a democratização do conhecimento dentro do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Novo ciclo em 2026
O coordenador do curso e chefe da Coordenação de Ensino a Distância da SSP, sargento Carlos Eugênio, ressaltou que a iniciativa reforça o investimento estratégico da secretaria na formação dos profissionais responsáveis pela segurança da população.
“A fase inicial, integralmente à distância, possibilitou que um maior número de profissionais tivesse acesso ao conteúdo, com flexibilidade e sem prejuízo da qualidade da formação. Em janeiro de 2026, serão divulgadas as novas datas para o próximo ciclo das oficinas práticas, assegurando a continuidade do processo formativo”, explicou o coordenador.
A etapa teórica do curso, com carga horária de 15 horas/aula, permanece disponível até 31 de janeiro de 2025, abordando conteúdos como Fundamentos Jurídicos do Gerenciamento de Crises Policiais e Agressor Ativo.
Os policiais interessados no curso podem obter mais informações no Ambiente Virtual de Aprendizagem CEI Educar e pelos canais: WhatsApp: (82) 98882-8373; e e-mail: [email protected].