Geral

TJAL recebe Selo de Linguagem Simples do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília (DF)

16/12/2025
TJAL recebe Selo de Linguagem Simples do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília (DF)
Fotos: Servidora Ana Gabriela recebeu a premiação das mãos da conselheira Daiane Nogueira | Cortesia

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) recebeu o Selo de Linguagem Simples do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta terça (16), em Brasília (DF). A servidora do Laboratório de Inovação, Ana Gabriela Dalboni, representou o TJAL durante a cerimônia conduzida pela conselheira Daiane Nogueira de Lira.

O Judiciário alagoano ficou na 5ª colocação entre os órgãos da Justiça brasileira que se destacaram. O selo reconhece o empenho dos tribunais em se comunicar com a sociedade de forma clara, direta e acessível, facilitando o entendimento por parte de todos os cidadãos.

Para a servidora Ana Gabriela, o recebimento do Selo Linguagem Simples pelo segundo ano consecutivo reforça o compromisso do TJAL com a comunicação acessível e cidadã, reafirmando a efetivação do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.

"E a conquista desse Selo é fruto do trabalho realizado pelo Laboratório de Inovação, através dos projetos ‘Simplifica, precatórios!’ e ‘Observatório da desinformação’, desenvolvidos em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT19) e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), respectivamente", lembrou a servidora.

O Laboratório de Inovação do TJAL é composto pelos magistrados Lívia Mattos, Felipe Pacheco e Phillipe Alcântara e pelos servidores Guilherme Rossilho, Ana Gabriela Dalboni, Karina Nakai, Irina Costa, Magno Fragoso e Arthur Tenório.

A certificação, criada pelo CNJ, é concedida às instituições inscritas que obtiveram pontuação igual ou superior a 210 pontos. O TJAL alcançou 284,38 pontos, com uma diferença de apenas 6,87 pontos para o primeiro colocado, o TJ de Goiás.

Dicom TJAL