Geral

Natal Solidário: TJAL presenteia mais de 150 crianças da rede pública

05/12/2025
Natal Solidário: TJAL presenteia mais de 150 crianças da rede pública
Fotos: Crianças de seis a nove anos assistiram à apresentação natalina e receberam presentes do Papai Noel | Itaciara Albuquerque

Filipe Norberto

A 15ª edição da campanha Natal Solidário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) chegou ao fim com uma tarde marcada pela magia, encantamento e diversão para as 155 crianças beneficiadas pela iniciativa. A celebração aconteceu nesta sexta (5), no Pleno do TJAL e contou com a participação de servidores, magistrados, desembargadores e com a presença do Papai Noel.

Realizado desde 2010 pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Escola Superior da Magistratura, o Natal Solidário deste ano teve como tema: “Brinquedo que abraça”, e contemplou crianças de seis a nove anos das escolas públicas Doutor Pompeu Sarmento, do Barro Duro, e Lions Maceió Pajuçara, localizada no Vale do Reginaldo.

O desembargador Fábio Bittencourt, governador do Estado de Alagoas em exercício, prestigiou a cerimônia de entrega dos presentes, acompanhado de sua esposa Morgana Fragoso Bittencourt.

Primeira-dama Morgana Bittencourt e o governador interino de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, participaram da entrega dos presentes

O presidente em exercício do TJAL, Carlos Cavalcanti, ressaltou que a colaboração dos que fazem o sistema de justiça estadual fez com que a campanha fosse tão exitosa.

“Vemos aqui a alegria dessas crianças que estão podendo viver um dia que provavelmente será inesquecível em suas vidas. Esse momento ficará no coração de cada um deles. Esse presente simboliza esse abraço que o Judiciário quer oferecer a eles. E isso somente foi possível pelas mãos de todos que se engajaram para que o Natal acontecesse”, destacou o desembargador.

Carlos Cavalcanti também sinalizou a continuidade das ações da Presidência do TJAL. “Graças à ação do presidente Fábio Bittencourt e de sua esposa Morgana, pudemos organizar o Natal e estabelecer parcerias com a Prefeitura de Maceió, o Governo do Estado e empresas. Espero que venham outras edições para termos sempre esse momento especial no final do ano”, completou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o diretor-geral da Esmal, desembargador Fernando Tourinho. Além deles, estiveram presentes: o desembargador Márcio Roberto Tenório e a juíza convocada Adriana Carla. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, também marcou presença no evento.

Uma festa para ficar na memória

O pequeno Carlos Weverton estava muito entusiasmado com todo aquele clima diferente vivido no Pleno do TJAL. “Estou muito feliz aqui, eu pedi uma bola e material escolar. Achei linda a apresentação que teve. Amei o meu presente”, disse o estudante de 8 anos.

A Maria Cecília, de 9 anos, também pediu um kit escolar e compartilhou o mesmo entusiasmo. Ela agradeceu a oportunidade de sentir a alegria natalina proporcionada na tarde. “Eu gostei muito do que recebi. Era o que eu queria. Hoje o dia está sendo muito legal, muito obrigada”, festejou.

A juíza coordenadora do PCJE, Carolina Valões, relembrou que o Natal Solidário só é possível pela união de esforços que torna a magia realidade.

“Se as crianças aproveitaram muito esta edição, é porque foram unidos esforços de servidores, magistrados e desembargadores que retiraram as cartinhas e abraçaram a causa. A gente sempre procura fazer uma festa grandiosa como essa, mas sabemos também desde logo que não é possível fazê-lo sem a colaboração. O PCJE é vivido pelo voluntariado, tanto dos nossos colaboradores internos como externos”, analisou a magistrada.

Rita Pimentel, apoio pedagógico da Escola Pompeu Sarmento, também reconheceu o impacto que esta realização do TJAL fará na vida dos alunos que puderam desfrutar desta experiência.

“Para nós, é uma grande emoção. Primeiro, porque podemos ver a alegria e satisfação das nossas crianças, gerando memórias, que tenho certeza de que eles nunca vão esquecer. São crianças que muitas vezes nunca puderam receber um presente, participar de um momento como esse que mistura a fantasia e o lúdico. Estamos orgulhosos e queremos agradecer a toda a equipe por esse Natal maravilhoso que o TJAL pode proporcionar a eles”, concluiu.

Atrações especiais

Os estudantes puderam apreciar um espetáculo natalino com a participação do Papai Noel e dos personagens da Disney. A história contada pelo grupo simbolizava a necessidade de manter a fé, a esperança e o amor acesos nesta época de confraternização e acolhimento.

Em seguida, os tão esperados presentes foram entregues. Depois, os pequenos aproveitaram a tarde no estacionamento do TJAL, onde foram montados brinquedos infláveis e distribuídas guloseimas.