Geral

Governador em exercício Fábio Bittencourt visita obras do aeroporto de Maragogi

05/12/2025
Governador em exercício Fábio Bittencourt visita obras do aeroporto de Maragogi
Fotos: Obra já gerou quase 4 mil empregos diretos em suas diferentes fases | Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Ana Beatriz Rodrigues 

O governador em exercício de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, visitou nesta sexta-feira (5) as obras do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi. A estrutura, que é considerada estratégica e de grande relevância para o estado, está com mais da metade da obra concluída.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Transporte de Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, pelo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Iran Menezes, e do prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira.

“Estou visitando mais uma obra grandiosa do governo Paulo Dantas. Eu estou, a cada dia que passa, ficando mais surpreso e boquiaberto com a grandiosidade, tanto desse aeroporto quanto do hospital que também está sendo construído em Palmeiras dos Índios. Não tenho dúvidas que esta obra vai trazer desenvolvimento e progresso para as regiões”, descreve Fábio.



Com previsão de conclusão para dezembro de 2026 e investimento de mais de R$ 379 milhões , o projeto beneficiará diretamente 13 municípios da região Norte: Maragogi, Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

A obra já gerou 3.965 empregos diretos em suas diferentes fases. O secretário Mosart Amaral apresentou as áreas que já foram executadas, e explicou a complexidade da obra e a demanda de materiais exigidos. “São três camadas de solo, muitos quilômetros de áreas, mas podemos afirmar que a etapa mais difícil, que é a de terraplanagem, já está basicamente concluída. Estamos diante de uma obra complexa que segue a todo o vapor. Assim como ela, temos também a duplicação da AL 101 Norte, que vem avançando também”, explica Mosart.

Mesmo sem funcionar, o aeroporto já vem trazendo impactos positivos para a cidade de Maragogi. Segundo o engenheiro da obra, Augusto Rocha, já são 200 pessoas empregadas, com previsão de ampliar para mais 80, sem contar com os terceirizados.

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira, ficou feliz com a visita e garantiu que será uma obra que mudará muita coisa na cidade, a começar pelos empregos gerados, que já movimenta a economia na cidade. “Essa obra vai ser muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade, o turismo também, e sem falar da geração de emprego e renda para o nosso município. Isso aí vai trazer uma dimensão muito grande, principalmente pro turismo da região”, conta.


Sobre o aeroporto

O aeroporto Costa dos Corais está sendo construído em um terreno de 3.445.953 m². Dividida em três partes, a obra contempla pista e pátio, terminal de passageiros e via de acesso. A expectativa inicial é de 10 a 15 voos semanais, impulsionando o turismo na Costa dos Corais.

O aeroporto incluirá um terminal de transporte de cargas, integrando a região à cadeia logística do Nordeste, e podendo atender ao Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco.

A pista de pouso e decolagem possui 2.200 metros de comprimento por 45 metros de largura, dimensão que permite a operação de aeronaves de médio e grande portes, como o A320 ou B737-800 (utilizados em voos de longa duração). O pátio de estacionamento tem capacidade para duas aeronaves (além da pista de taxiamento).

Já o terminal foi projetado com mais de 1.000 m² para atender 80 passageiros/hora, e conta com dois gates para embarque e desembarque, quatro balcões de check-in e um aparelho de raios X para verificação de bagagens (com possibilidade de ampliação).

A obra conta ainda com guarita, edifício administrativo, heliponto, instalações de combate a incêndio sistemas eletrônicos e estacionamento para 35 carros e 10 ônibus/vans.