Geral
Rede nacional e calendário unificado são aprovados em encontros nacionais de escolas da magistratura
Com o objetivo de fortalecer a integração entre instituições formadoras e alinhar diretrizes sobre inovação, cooperação e formação judicial, representantes da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) participam do encontro anual da Rede Nacional das Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum) e do LXI Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).
Os encontros acontecem em Curitiba, nesta quinta e sexta-feira (5). A Esmal é representada pelo juiz Alberto Jorge Correia de Lima, coordenador-geral de cursos; pelo juiz Ygor Figueiredo, coordenador de cursos para magistrados; e pela servidora Júlia Mendes, secretária pedagógica.
Cooperação e tecnologia
As discussões do Copedem enfatizam a importância de redes colaborativas para evitar ações isoladas, ampliar o compartilhamento de práticas e otimizar recursos. Foi aprovada a criação de uma rede nacional de escolas, o E-Rede, voltada à integração tecnológica e ao compartilhamento de soluções educacionais entre instituições.
Representando o diretor-geral da Esmal, desembargador Fernando Tourinho, o juiz Alberto Jorge destacou que a iniciativa aumenta a eficiência do serviço público a partir da troca constante de experiências.
Servidora Júlia Mendes representa a Esmal nas discussões e oficinas da Renejum. Foto: cortesia.
“O objetivo do encontro é reforçar a necessidade de implementar o mais rápido possível as ferramentas tecnológicas para uma rede de escolas da magistratura. Isso facilita muito e economiza, porque o que uma escola está fazendo, a outra pode aderir”, ressaltou o magistrado.
Ele explicou ainda que a pauta do evento engloba temas estruturantes da formação judicial.
“Discutimos a formação dos magistrados, especialmente o vitaliciamento, a partir da nova resolução do CNJ de novembro de 2025. É algo muito novo. E tratamos, ainda, sobre o curso de pós-graduação para magistrados”, afirmou.
Formação, vitaliciamento e calendário unificado
Entre os temas centrais estão o fortalecimento do processo de vitaliciamento, o alinhamento entre escolas e corregedorias e a criação de ambientes digitais para compartilhamento de cursos, boas práticas e trilhas formativas.
Durante o evento já foi aprovado o avanço do calendário unificado das escolas da magistratura, que deve facilitar parcerias entre instituições e permitir programação conjunta em 2026.
Ascom/Esmal, com informações da Assessoria de Comunicação da Enfam