Geral

Dicas de como montar uma ceia de Natal econômica sem abrir mão do sabor e da tradição

05/12/2025
Dicas de como montar uma ceia de Natal econômica sem abrir mão do sabor e da tradição
Fotos: Jéssica Benazzi, nutricionista do Divino Fogão, ensina estratégias acessíveis para preparar um jantar festivo completo, saboroso e alinhado ao orçamento familiar | Freepik

Com a chegada do fim do ano, muitas famílias começam a se organizar para a tradicional ceia de Natal. Para reduzir custos e economizar no jantar da festividade, os brasileiros buscam alternativas que permitem manter a qualidade e o simbolismo da celebração sem comprometer o orçamento do mês. Para auxiliar no planejamento, a nutricionista do Divino Fogão, Jéssica Benazzi, ensina dicas práticas e acessíveis para montar uma ceia completa, variada e econômica, priorizando ingredientes simples, frescos e criativos.

“O segredo para economizar está em valorizar ingredientes da estação e preparos caseiros. Com criatividade e temperos certos, é possível transformar itens simples em pratos cheios de sabor e significado, sem extrapolar o orçamento”, afirma Jéssica Benazzi.

Planejamento antecipado evita desperdícios e gastos extras: Antes de comprar qualquer item, defina o número de convidados e estabeleça um menu objetivo. Listas detalhadas ajudam a evitar compras por impulso e garantem o aproveitamento total dos ingredientes.

Ingredientes simples e versáteis são aliados do orçamento: Grãos como arroz, lentilha e farofa rendem bastante e podem ser incrementados com legumes assados, frutas frescas e ervas aromáticas. Esses itens custam pouco e permitem composições saborosas e coloridas.

Proteínas alternativas com ótimo custo-benefício: O peru tradicional pode ser um item caro na ceia de Natal. Ele pode ser substituído por opções mais econômicas, como frango assado, lombo suíno ou cortes desossados. Carnes suínas, em especial, mantêm a tradição natalina e têm excelente rendimento.

Valorize ingredientes da época: Frutas e vegetais da estação costumam ter melhor preço e qualidade. Abacaxi, manga, cenoura, abobrinha e folhas variadas podem compor saladas, assados e sobremesas mais frescas e acessíveis.

Pesquise preços e antecipe as compras: Produtos típicos do Natal, como frutas secas, panetones e bebidas variam bastante de preço. Comprar com antecedência e comparar valores em feiras, mercados de bairro e atacarejos pode gerar grandes economias.

Preparos caseiros reduzem custos e elevam o sabor: Aposte em sobremesas simples, como pavês, mousses ou saladas de frutas. Além de baratas, são rápidas de fazer e agradam familiares de todas as idades.

Decoração afetiva com elementos naturais e reaproveitados: O Natal é uma época que pede uma decoração mais elaborada. Folhagens, frutas frescas, velas simples e itens já utilizados em anos anteriores criam um clima festivo sem demandar grandes gastos.

“Com organização, escolhas inteligentes e um toque de criatividade, montar uma ceia de Natal econômica é totalmente possível e pode até trazer preparações mais afetivas e memoráveis. O importante é preservar o espírito da celebração e reunir as pessoas queridas ao redor da mesa”, finaliza a nutricionista do Divino Fogão.

Sobre o Divino Fogão:  

Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 220 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.

Fonte: Assessoria