Geral

Secom AL apresenta em Salvador estratégias digitais contra desinformação

04/12/2025
Secom AL apresenta em Salvador estratégias digitais contra desinformação
Fotos: Wendel Palhares debateu em painel sobre integridade da informação | Ascom CNSECOM

O secretário de Comunicação de Alagoas e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Comunicação (CNSECOM), Wendel Palhares, apresentou as ações do Estado na modernização dos canais digitais e as iniciativas exitosas contra a desinformação durante o evento “Vozes que Conectam”, ocorrido nesta quinta-feira (4), na Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador.

Participando do painel “O que a integridade da informação tem a ver com nossa vida”, que reuniu gestores públicos e especialistas, Palhares apresentou as experiências de Alagoas no uso de linguagem simples e acessível e na integração de serviços, ressaltando que a comunicação pública deve alcançar o cidadão onde ele está, respeitando as especificidades regionais sem comprometer a qualidade e o compromisso com os fatos.


A discussão, promovida em celebração aos 30 anos da AC Comunicação, focou nos desafios contemporâneos da comunicação diante do avanço da desinformação. A mesa também foi composta pelo presidente do CNSECOM, Frederico Souza, pelo secretário de Comunicação da Bahia, Marcus Vinicius Di Flora, e por Renato Salles, da FSB Holding, sob mediação de Marcos Machado, da Rede Bahia.

Frederico Souza, presidente do Conselho, enfatizou que a integridade da informação é um pilar da gestão pública, pois a transparência e o uso de dados verificáveis fortalecem a democracia e a confiança do cidadão nas instituições. Ele destacou, ainda, a função do CNSECOM de articular iniciativas estaduais no combate às fake news e na troca de boas práticas.


O painel abordou a relevância de processos robustos de checagem, a necessidade de transparência ativa e a importância de parcerias com a imprensa e a sociedade civil para combater o crescimento da desinformação nas plataformas digitais. O evento também incluiu a discussão sobre “A TV 3.0 e a comunicação hoje e amanhã”, consolidando a Bahia como um polo de debate sobre o futuro da mídia.

Agência Alagoas / com CNSECOM