Geral

Secretaria de Meio Ambiente implementa duas hortas na Superintendência de Medidas Socioeducativas

04/12/2025
Secretaria de Meio Ambiente implementa duas hortas na Superintendência de Medidas Socioeducativas
Fotos: Com as novas hortas, adolescentes da instituição poderão desenvolver habilidades de cultivo | Ascom Semarh

Jaci Lira 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) inaugurou, nesta quinta-feira (4), duas hortas na Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), em Maceió. A iniciativa integra o Programa Hortas Urbanas e contempla a instalação de uma horta agroecológica e outra medicinal.

Para o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Judson Cabral, a implementação das hortas na Sumese representa mais que um reforço à alimentação.

“É uma oportunidade desses jovens também vivenciarem o contato com a natureza, desenvolverem habilidades de cultivo e plantio. Hoje, não plantamos só hortaliças, também plantamos uma semente de transformação”, comemorou.


Desenvolvido pela Superintendência de Meio Ambiente, o programa reúne ações voltadas ao fortalecimento da segurança alimentar, à educação ambiental e ao incentivo a práticas sustentáveis. Além de funcionar como espaços formativos, terapêuticos e produtivos, as hortas implantadas na Sumese irão beneficiar diretamente os adolescentes atendidos e os servidores da instituição.

A horta agroecológica foi estruturada com canteiros diversificados, adubação orgânica e manejo sustentável, reunindo hortaliças, temperos e plantas nutritivas que poderão complementar o cardápio da unidade e apoiar atividades práticas de cultivo.


Já a horta medicinal conta com ervas tradicionais utilizadas no cuidado à saúde, como boldo, hortelã, capim-santo, mastruz e babosa, possibilitando o desenvolvimento de ações educativas sobre fitoterapia e uso responsável das plantas.

Idealizado em parceria com o programa Alagoas Sem Fome, o Hortas Urbanas é mais uma estratégia do Governo de Alagoas para ampliar o acesso à alimentação saudável em comunidades vulneráveis, fortalecendo as políticas de segurança alimentar e as ações de educação ambiental.