Geral
Oficina Teatre-SE encerra ciclo com espetáculo itinerante Preto é a Cor que Mais Brilha na Biblioteca Pública
Daniel Borges
O espetáculo itinerante “Preto é a Cor que Mais Brilha” marca, na próxima terça-feira (9), o encerramento da Oficina Teatre-SE, que após dez encontros e 30 horas de formação chega ao público com apresentações às 13h e às 15h, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, em Maceió.
A iniciativa integra as atividades da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e propõe uma experiência cênica que ocupa corredores, estantes e ambientes da Biblioteca, aproximando teatro e literatura de forma sensorial e colaborativa.
Conduzida pelo ator, professor e diretor Bruno Queiroz, a oficina apresentou aos participantes fundamentos teatrais como jogos, improvisação, construção de personagens, criação coletiva e experimentação vocal.
A vivência resultou em uma dramaturgia inédita, inspirada em poema do escritor e aluno Jiray, e construída a partir de debates sobre racismo estrutural, memória, cotidiano e resistência negra.
O espetáculo rompe com a lógica tradicional de plateia fixa, onde o público caminha, cruza e atravessa as cenas, acompanhando fragmentos de histórias que se entrelaçam até uma mesa posta, símbolo de acolhimento e disputa de narrativas.
A encenação conta com sonoplastia de João Victor e Bruno Queiroz; cenografia, figurino e maquiagem do Coletivo Teatre-SE; preparação de Bruno Queiroz e Diva Mesquita; e design e fotografia de Yago Cândido.
A idealização é do Governo de Alagoas, por meio da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, administrada pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A apresentação conta ainda com apoio da equipe da biblioteca e patrocínio de Samdrika’s Doces e Salgados.
“A Biblioteca Pública é um patrimônio vivo do nosso estado e tem cumprido um papel fundamental de aproximar a cultura das pessoas. Ver esse espaço sendo tomado pelo teatro, pela criatividade e pela voz da juventude nos enche de orgulho. O Governo de Alagoas tem trabalhado para garantir que iniciativas como essa sigam fortalecendo nossa política de formação e acesso cultura”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
“Todo o processo da oficina transformou a biblioteca em um lugar ainda mais vivo. É gratificante ver o público voltando a se conectar com a Biblioteca como espaço de afeto, experimentação e diálogo”, disse a coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas.
Para o diretor do espetáculo e coordenador da oficina, Bruno Queiroz, o objetivo foi construir consciência, presença e pertencimento.
“Cada participante trouxe suas histórias, seus medos e suas potências. Esse espetáculo é um documento vivo, resultado de mãos e vozes diversas que transformaram a Biblioteca em um território de criação”, destacou o artista.

Serviço
Espetáculo “Preto é a Cor que Mais Brilha”
Data: 09 de dezembro (terça-feira)
Horários:
13h – Sessão fechada para convidados
15h – Sessão aberta ao público
Local: Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos – Centro, Maceió
Entrada Gratuita
Retirada de ingressos pelo link: