Geral
Comissão de Combate ao Assédio interioriza ações e orienta juízes e servidores
Integrantes da Comissão de Combate ao Assédio, do Poder Judiciário de Alagoas, dialogaram com juízes e servidores de Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, nesta quarta-feira (3). O grupo esclareceu dúvidas, abordou as principais formas de assédio e mostrou os canais de denúncia.
"As visitas têm caráter pedagógico e preventivo. O objetivo é apresentar o trabalho da comissão, deixando o canal de comunicação mais próximo dos servidores", destacou o oficial de justiça Anderson Protázio, um dos membros do grupo.
Os trabalhos prosseguirão em 2026, segundo a juíza Veridiana Oliveira. "Certamente programaremos visitas a outras comarcas do interior, ampliando progressivamente nossa presença e fortalecendo a rede de proteção em todo o território alagoano".
Para a magistrada, a interiorização das ações da comissão garante que todos os servidores e juízes, independentemente de onde atuem, tenham acesso às mesmas informações, à mesma proteção e ao mesmo acolhimento. "O Judiciário não se concentra apenas na capital, e nossa responsabilidade institucional alcança cada comarca do Estado", reforçou.
Diálogo
A comissão apresentou os canais de denúncia e acolhimento disponíveis no site do TJAL para vítimas de discriminação, assédio moral ou sexual. "Esclarecemos como acessar esses serviços de forma segura e confidencial. Também explicamos os procedimentos de apuração e o compromisso institucional do tribunal com a proteção da integridade de todos os seus colaboradores", destacou Veridiana.
A juíza reforçou ainda a importância da presença dos magistrados locais nesses encontros. "São eles que, no dia a dia, lideram suas equipes e podem promover uma cultura de gestão baseada no respeito e na dignidade".
O grupo também foi composto pelos oficiais de justiça Márcio Viana e Deigilla Moura e pela analista judiciária Ana Paula Araújo.
Dicom TJAL