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Uneal finaliza audiências públicas e reúne propostas para o Plano de Desenvolvimento 2026–2030
Priscila Anacleto
A Uneal concluiu o ciclo de audiências públicas que reuniu contribuições para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026–2030. Foram encontros presenciais nos campi de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, São Miguel dos Campos e Maceió, com participação intensa de estudantes, professores, técnicos administrativos e direções.
A coordenação das audiências ficou sob responsabilidade direta do vice-reitor Anderson Barros e de Ericka de Cássia, com atuações conjuntas das pró-reitorias de Inclusão Estudantil (Proine), Graduação (Prograd), Planejamento e Gestão (Propep), Desenvolvimento Humano (Prodhu) e Extensão (Proext).
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As equipes das Pró-Reitorias conduziram as apresentações dos eixos, explicaram as bases do diagnóstico institucional e conduziram os debates. Antes da etapa de escuta presencial, a comissão executiva reuniu dados que envolveram 783 participantes da comunidade interna e mais de 300 representantes externos, incluindo órgãos públicos, entidades, movimentos organizados e setores produtivos. Esse material foi analisado em conjunto com dez palestras temáticas transmitidas pelo canal oficial da Uneal sobre projeções do ensino superior e transformações que vêm impactando o setor.
Nos campi, as audiências abriram espaço para pautas que já estavam registradas no diagnóstico preliminar: permanência estudantil, aprimoramento de rotinas acadêmicas, ampliação de condições de acesso, pesquisa, pós-graduação, conectividade, modernização institucional e melhoria de processos administrativos.

Na avaliação do vice-reitor e coordenador do processo, Anderson Barros, esta fase se converte agora em definição estratégica. “Estamos concluindo um ciclo de escuta qualificada que subsidia decisões estruturais. As demandas apresentadas já estão em análise técnica e serão contempladas dentro das prioridades definidas pelo planejamento institucional.
O objetivo é assegurar condições adequadas para ensino, pesquisa, extensão e permanência estudantil, fortalecendo o desenvolvimento acadêmico em todas as unidades”. Com o encerramento dessa etapa, a comissão executiva inicia a organização do material recebido e começa a estruturar a versão preliminar do documento do PDI. Esse texto será apresentado à comunidade acadêmica e vai orientar o ciclo de 2026 a 2030 com base no que foi dito, registrado e defendido dentro dos encontros realizados em cada campus.