Geral
Projeto Melodia Sustentável estimula criatividade e consciência ambiental em crianças dos Flexais
Garrafas PET, latas e pedaços de madeira se transformaram em instrumentos musicais nas mãos de um grupo de crianças da comunidade dos Flexais, em Bebedouro. A iniciativa faz parte do projeto Melodia Sustentável que, durante quatro fins de semana, estimulou a criatividade e o reaproveitamento de materiais ao ensinar conceitos de sustentabilidade e descarte correto do lixo durante os encontros.
As ações integram o Programa de Educação Ambiental (PEA), previsto no Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, que mantém ações voltadas à preservação e à conscientização ambiental da comunidade.
No Melodia Sustentável, as oficinas foram conduzidas pelo mestre Dalmo Almeida, reconhecido pela experiência na confecção de instrumentos musicais com crianças e jovens, e pela atriz Dinah Ferreira, que trouxe ainda mais ludicidade para a ação. Em cada encontro, conversas sobre consumo consciente e cuidado com o meio ambiente reforçaram a importância de práticas sustentáveis e o destino dos resíduos.
Para o estudante Yago Douglas Tenório dos Santos, de 12 anos, as oficinas foram divertidas e cheias de aprendizado. “A gente viu que não pode jogar lixo na rua e que muitas coisas que costumamos colocar no lixo, como garrafas de água e de refrigerante, podem se transformar em brinquedos e instrumentos musicais. Também aprendemos a tocar alguns dos instrumentos e achei tudo muito legal”, disse.
Aprendizado na prática
As atividades colaboram com o fortalecimento do vínculo entre as crianças e suas famílias, criando um espaço de diálogo e aprendizado coletivo. A artesã Alexsandra Francelina conferiu de perto a participação da filha Lorena Sophia Silva de Souza, de 9 anos, nas aulas e contou que já viu mudanças no comportamento da menina. “Antes, eu a via jogando pequenos plásticos de pirulito e confeito na rua, agora ela sabe que não pode fazer isso e ainda explica que o lixo prejudica os animais e o meio ambiente. Eu queria que a minha filha se divertisse longe do celular, mas ela ainda aprendeu a reciclar e a cuidar do meio ambiente. Foi muito bom”, afirmou.

Educação ambiental
O Programa de Educação Ambiental já realizou diversas ações nos Flexais, com atividades que unem aprendizado e cidadania. Em uma das mais recentes, crianças da comunidade participaram do plantio de mudas de mangue, contribuindo para recuperar a vegetação nativa e fortalecer o ecossistema local.
O PEA também promove oficinas, palestras e vivências educativas sobre gestão de resíduos, preservação da biodiversidade e reaproveitamento de materiais. Desde o início do programa, em 2024, já foram realizadas 11 ações. Essas experiências vêm estimulando um olhar mais consciente sobre o meio ambiente e fortalecendo o senso de pertencimento entre os moradores da região.
Projeto Flexais
O Programa de Educação Ambiental integra o eixo 'Educação, Esporte, Lazer e Meio Ambiente' do Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, que é fruto do Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem. Das 23 ações previstas para reverter o ilhamento socioeconômico da região e incentivar a economia local, 16 estão implementadas e as demais em andamento.
Fonte: Algo Mais Comunicação Corporativa