Geral
Sesau se reúne com Seduc e Procon para alinhar plano de controle do tabagismo em Alagoas
Suely Melo
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (3), reunião na Sala de Situação da pasta, em Maceió, para alinhar estratégias de combate ao tabagismo em 2026. Para isso, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) foram convocados para participar do planejamento. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Seduc deve promover ações de conscientização contra o tabagismo nas unidades de ensino estaduais.
Do outro lado, o Procon/AL irá atuar na fiscalização de estabelecimentos que burlam a Resolução 855/2024 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e comercializam produtos que contém nicotina, como os cigarros eletrônicos, o que é proibido.
A coordenadora do Programa Estadual do Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, destacou a importância da integração de várias áreas do Governo do Estado para que a iniciativa tenha uma maior aderência. Neste caso, o Procon/AL exerce o papel de fiscalizar a oferta de tabaco para menores de 18 anos e a Seduc atua na orientação para os jovens, uma vez que a maioria dos fumantes inicia a prática danosa na juventude.
“As ações já foram discutidas e trabalhadas. Hoje, alinhamos os planos que serão executados pelos órgãos. Então, cada um deles, dentro desse grupo, tem um papel fundamental. Outras instituições também fazem parte do plano e, em breve, também apresentarão suas sugestões para implementação ao longo de 2026”, disse Eunice Canuto.