Geral
Prefeitura de Maceió reforça ações de inclusão da Pessoa com Deficiência
Gleycyanny Romão
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quarta-feira (3), Maceió destaca avanços significativos na inclusão e valorização deste público, que por muitos anos permaneceu invisibilizado. Na gestão do prefeito JHC, o município de Maceió vem realizando diversas iniciativas que têm ampliado direitos, garantido acessibilidade e fortalecendo políticas públicas voltadas à igualdade de oportunidades.
Um destaque primordial na gestão municipal é a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), uma pasta criada para fortalecer políticas inclusivas e garantir que grupos historicamente negligenciados tenham acesso a direitos primordiais e acesso a políticas públicas.
Dentre as ações que se consolidaram nos últimos anos, está a ampliação da acessibilidade durante eventos públicos, como o São João Massayó e o Verão Massayó. A estrutura possui camarote PCD, banheiros adaptados, rampas de acesso, totens em Braille, fones redutores de ruído, audiodescrição, sala sensorial, intérpretes de Libras e van adaptada para garantir o deslocamento até o local do show.
As medidas fazem dos eventos públicos espaços de inclusão, permitindo que pessoas com deficiência participem com dignidade e conforto.
A Semuc lançou também o projeto Inclusão em Ação, uma iniciativa que leva serviços essenciais diretamente às comunidades, promovendo a inclusão social, a cidadania e o bem-estar. O objetivo é facilitar o acesso de pessoas com deficiência a serviços fundamentais, muitas vezes limitados por barreiras físicas, sociais e institucionais, a exemplo de vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos, consultas com clínico geral, atendimento fisioterapêutico e acesso ao Cadastro Único, incluindo atualização.
A secretaria também entrega os cordões que identificam pessoas com TEA e as que possuem deficiência oculta, otimizando o acesso aos serviços e garantindo uma atenção mais direcionada às demandas locais.
Em outra frente municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió também desempenha um papel importante no atendimento às pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Dentre as ações, a emissão da Carteirinha do Autista e o encaminhamento para o atendimento em Unidades Descentralizada de Assistência Social (Udas) localizadas no Centro e na Serraria.
A secretária da Semuc, Sarah Nunes, destaca que a garantia de direitos às pessoas com deficiência não é uma ação pontual, e sim um compromisso diário.
“Cada capacitação, cada atendimento, cada espaço acessível que construímos reforça o nosso dever de tornar Maceió uma cidade mais inclusiva, humana e preparada para acolher todas as pessoas. A inclusão precisa acontecer o ano inteiro, na prática, na escuta e na presença do poder público. É por isso que seguimos trabalhando continuamente, fortalecendo políticas, ampliando serviços e construindo oportunidades que respeitam e valorizam cada cidadã e cidadão com deficiência do nosso município”, afirma.
No mês de novembro, a Semuc reuniu jornalistas da Secretaria de Comunicação de Maceió (Secom) para participar da formação "ABC do PCD - Letramento da Pessoa com Deficiência", com instruções para o uso de termos linguísticos anticapacitistas em matérias jornalísticas publicadas no site da Prefeitura de Maceió.
Um outro marco inédito da gestão municipal é a criação da Casa do Autista, que vai apoiar famílias e atender crianças e jovens de 2 a 18 anos com TEA. Ainda em obras, o local vai funcionar ao lado do Hospital da Cidade, na Gruta de Lourdes, e terá como proposta atendimentos individualizados e focados nas necessidades de cada criança, com diferentes níveis de suporte, do um ao três.
Para o lazer, a Prefeitura de Maceió vem realizando uma série de investimentos na revitalização de praças, que devolveram a alegria, segurança e convivência aos moradores. Em outubro, o prefeito JHC e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, inauguraram a Praça José Alves Feitosa, no Conjunto Novo Jardim, no bairro Feitosa. Um dos grandes destaques da nova praça é uma pintura sensorial, criada pelos artistas alagoanos Rapha Lins e Yrlan Lins.
Inspirados na história de Mika, uma menina de 11 anos, moradora do bairro e deficiente visual, os artistas desenvolveram uma obra que pode ser sentida com as mãos, com relevos e a frase em braile “Arte é amor que se sente”. Para o prefeito JHC, a iniciativa representa a importância da acessibilidade universal e da inclusão cultural.
Outro projeto de acessibilidade desenvolvido na gestão é o Praia Acessível que, por meio da Secretaria Municipal de Esporte (Semesp), disponibiliza cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar com conforto, segurança e a garantia de acesso à saúde, lazer e bem-estar.
Saúde e bem-estar
Na Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) também houve avanços, como a ampliação de equipamentos voltados à mobilidade e locomoção de pessoas com deficiência. 1.389 cadeiras de rodas foram adquiridas e estão disponíveis no programa de Órtese e Prótese do Pam Salgadinho, bloco O, no bairro do Poço. Em apenas três meses, 624 foram entregues, beneficiando pacientes que antes dependiam exclusivamente do apoio familiar ou de empréstimos informais para se locomover.
Para reforçar o direito à comunicação plena de pessoas com deficiência auditiva e surdas, a SMS criou a Central de Inclusão e Acessibilidade. O setor oferece intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em consultas, exames e procedimentos realizados nas unidades básicas, no programa Saúde da Gente e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Além dos atendimentos presenciais, a central também disponibiliza a modalidade de videochamada, por meio do número (82) 98174-0775, garantindo que pacientes que enfrentam dificuldades de locomoção ou que residem em locais mais distantes possam se comunicar em Libras.
Transporte
Demonstrando o compromisso e respeitando o direito de ir e vir com segurança, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) oferece serviços que auxiliam na mobilidade de pessoas autistas e familiares, como as 1.306 credenciais de estacionamento que foram emitidas para pessoas com deficiência e o cartão Vamu Especial, que garante gratuidade no transporte público na capital alagoana e reforça a mobilidade e a autonomia.
Além disso, todas as 470 frotas de ônibus são equipadas com elevador. Dessas, 120 são ônibus climatizados, o Geladão.
Educação especializada
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem investido em educação especializada por meio das Salas de Recursos Multifuncionais que oferecem atendimento educacional especializado para alunos com transtornos de aprendizagem, altas habilidades ou superdotação. Com 114 salas distribuídas pela cidade e 134 professores capacitados, os espaços promovem um ambiente de aprendizado inclusivo e adaptado às necessidades de cada estudante.
A integração das ações demonstra o compromisso da Prefeitura de Maceió em promover a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Ao unir esforços nas áreas de saúde, assistência social, transporte e trânsito, educação e cidadania, a administração municipal amplia a rede de apoio que facilita o acesso aos serviços públicos e valoriza o potencial de cada indivíduo, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.