Geral

SSP e PM iniciam etapa prática do Curso de 1ª Intervenção em Crises

03/12/2025
SSP e PM iniciam etapa prática do Curso de 1ª Intervenção em Crises
Fotos: CPIC é composto por duas etapas complementares: ensino teórico, ofertado em formato de Educação a Distância (EAD), e oficinas práticas presenciais | Weslley Ferreira

Alan Fagner

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), iniciaram nesta quarta-feira (3) as oficinas práticas do Curso de Primeira Intervenção em Crises (CPIC/2025). A iniciativa visa aprimorar a atuação de profissionais da segurança pública em ocorrências que exigem resposta imediata, técnica e precisa.

A chefe de Ensino Integrado da SSP, major Joyce Bezerra, explicou que o curso reforça o preparo do efetivo que atua no policiamento ordinário, ampliando a capacidade de resposta em situações críticas.

“Mais do que o aperfeiçoamento técnico, buscamos fortalecer uma cultura organizacional baseada na legalidade, na ética e no respeito à dignidade humana. Com uma base teórica sólida, chegamos às oficinas práticas mais preparados e alinhados, reafirmando o compromisso da SSP com uma capacitação ampla, eficiente e verdadeiramente acessível para todo o efetivo”, destacou.

Estrutura do curso

O CPIC é composto por duas etapas complementares: ensino teórico, ofertado em formato de Educação a Distância (EAD), e oficinas práticas presenciais. Na fase teórica, totalmente on-line, o conteúdo é dividido em três módulos, totalizando 15 horas/aula. A modalidade EAD permite alcançar profissionais de todas as regiões do estado, contribuindo para a democratização do conhecimento dentro do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

A etapa prática ocorre nos dias 3, 4, 17 e 18 de dezembro de 2025, no Centro Integrado de Segurança Pública Tipo 3, no Trapiche da Barra, sede do Bope. As atividades são realizadas das 7h às 12h, com carga de 6 horas/aula por turma. No total, 176 vagas foram ofertadas, distribuídas em quatro turmas de 44 participantes.

Compromisso com a qualificação contínua

O coordenador do curso e chefe da Coordenação de Ensino a Distância da SSP, sargento Carlos Eugênio, ressaltou que a iniciativa reforça o investimento estratégico da Secretaria na formação dos profissionais responsáveis pela segurança da população.

“A primeira etapa do curso, totalmente on-line, foi essencial para alcançar o maior número possível de profissionais em todas as regiões do estado. Essa modalidade permite democratizar o acesso ao conhecimento, garantindo que policiais da capital ao interior realizassem a formação com flexibilidade e qualidade”, explicou o coordenador.

A etapa teórica, com carga horária de 15h/a, permanece disponível até 31 de janeiro de 2025, com conteúdos que incluem Fundamentos Jurídicos de Gerenciamento de Crises Policiais e Agressor Ativo.

Os policiais interessados no curso podem obter mais informações no Ambiente Virtual de Aprendizagem CEI Educar e pelos canais: WhatsApp: (82) 98882-8373; e e-mail: [email protected].