Geral
Simulado treina policiais militares para acionamento do Plano de Defesa na Grande Maceió
Roberison Xavier
Equipes da Polícia Militar participaram nesta quarta-feira (3) do primeiro exercício simulado com objetivo de testar o pronto emprego durante o acionamento do Plano de Defesa criado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para ocorrências de alta complexidade e intensidade na Grande Maceió.
Coordenado pelo comandante de Missões Especiais (CME), tenente-coronel Henrique Jatobá, diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na sede da SSP, o treinamento contou com guarnições que integram três grandes comandos da corporação: do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), da Região Agreste (CPRA) e do Norte e Zona da Mata (CPRN-ZM).
De acordo com o oficial superior, os militares foram direcionados para pontos estratégicos para coibir a fuga de possíveis infratores que atuem em crimes diversos.
“Estamos seguindo as diretrizes do Plano de Defesa estruturado de forma integrada entre as forças de segurança. A atuação em ocorrência de grande mobilização de efetivo precisa ser bem executada e, para isso, a simulação se faz necessária. Neste exercício, contamos com as guarnições dos batalhões e companhias de área, que atuam diretamente no serviço ordinário. Elas estarão de prontidão sempre que for necessário com foco na solução do problema ou dando um suporte às unidades especializadas naquilo que lhe compete dadas as devidas circunstâncias”, disse o tenente-coronel Jatobá.
4.jpg)
Plano de Defesa
Concebido no contexto do enfrentamento a organizações criminosas que atuam em práticas conhecidas como “domínio de cidades”, o Plano de Defesa da SSP atualmente tem foco no enfrentamento de diferentes modalidades criminosas e garantir a proteção territorial.
A ampliação do efetivo capacitado e a incorporação de experiências bem-sucedidas de outros estados possibilitaram o aprimoramento da estratégia, que segue um documento institucional e metodológico, estabelecendo padrões de segurança avançados para a prevenção e repressão de crimes.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, parabenizou a efetivação do planejamento durante a atividade simulada desta quarta.
“Vimos um resultado muito bom de eficiência das equipes, que são uma parte da estratégia montada para atuar em qualquer tipo de crime e necessite de um esforço maior das forças de segurança. O tempo-resposta para aplicação foi muito bom e demonstra que nossos policiais estão bem preparados para garantir ainda mais segurança aos alagoanos”, afirmou o gestor.
O exercício simulado foi acompanhado, também no CICC, pelos tenentes-coronéis Glemerson Oliveira, comandante do Copom Maceió, e Antônio Moreira, subcomandante do CME, além de integrantes da Chefia Especial de Inteligência da SSP.