Geral
Seminário Internacional discutirá o neoliberalismo e a defesa dos direitos sociais. Inscrições gratuitas!
Alagoas será palco de um dos mais importantes encontros internacionais sobre economia política, história e direitos humanos: o IX Seminário Internacional da Rede Internacional de Cátedras sobre a Dívida Pública (RICDP). O evento, que traz como tema “As Experiências de Resistência à Escravidão e ao Neoliberalismo e em Defesa dos Direitos Sociais”, ocorrerá no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Maceió (Centro), nos dias 4 e 5 de dezembro, e o encerramento no dia 6 de dezembro, será realizado em um espaço de profunda simbologia histórica: a Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL).
O Seminário Internacional é uma realização da Rede Internacional de Cátedras, Instituições e Personalidades sobre o Estudo da Dívida Pública (RICDP), da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio dos Grupos de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais (UFAL) e do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais (GPOP/UFAL), além da Especialização em História de Alagoas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Maceió e tem apoio de instituições públicas, conselhos de classe, sindicatos e movimentos sociais.
O seminário é gratuito e aberto ao público, com emissão de certificados para os participantes. As inscrições podem ser feitas através do link: https://abrir.link/ddFIa .
Veja a programação:
4/12 (QUINTA-FEIRA)
Credenciamento – 12h às 13h
MESA DE ABERTURA – 13h30
Palavras de saudação (organização, autoridades, movimentos sociais e sindicais).
MESA 1 – 14h30 às 16h30
Título: As experiências de resistência à escravidão: Quilombo dos Palmares e Revolução Haitiana.
Expositores: Zezito Araujo (História/UFAL) e Henry Boisrolin (Haitiano e quadro político, Coordenador do Comitê Democrático Haitiano na Argentina).
MESA 2 – 16h30 às 18h30
Título: Da resistência ao sistema colonial ao capitalismo financeiro.
Expositores: Osvaldo Coggiola (Prof. Dr. História Econômica/USP), Amaro Hélio Leite da Silva (Prof. Dr. em História – IFAL), Luana Teixeira (Profa. Dra. em História – PPGH/UFAL) e Cássio Júnio (Liderança indígena Xukuru-Kariri e Mestre em Antropologia/UFAL).
MESA 3 – 19:]h30 às 21h30
Título: O sistema da Dívida Pública como escravidão contemporânea, o modelo agroexportador e os impasses para acesso a terra para quilombolas e povos originários.
Expositores/as: Maria Lucia Fattorelli (Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida – ACD – RICDP), Cícero Albuquerque (Ciências Sociais/CECA/UFAL e Coordenador Regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)), Nancy Moreno (Diretora das Mulheres Rurais do Ministério da Agricultura da Colômbia do Governo de Gustavo Petro).
DIA 5/12 (SEXTA-FEIRA)
MESA 4 – 8h30 às 10h30
Título: A educação reprodutora da cultura colonizadora e o combate ao eurocentrismo.
Expositores: Prof. Roberto Esposto (Universidad de Queensland/Austrália), Jose Tasat (Pedagogo Latino-Americano, Educação/Universidad Nacional 3 Febrero/Argentina), Karina Ochoa (Sociologia/UAM), Lurdes Chitlango (Moçambique – Doutoranda\PPGSS\UFAL), Flávia Pita (Universidade Estadual de Feira de Santana).
RODA DE CONVERSA COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS E SINDICAIS – 10h30 às 12h
MESA 5 – 14 às 16h
Título: As políticas sociais necessárias para reparações históricas.
Expositores: Daniel Libreros Caicedo (Universidad Nacional de Colombia), Jucelho Dantas (Prof. Dr. da Universidade Estadual de Feira de Santana), José Raimundo de Oliveira (Prof. Dr. da Universidade Estadual de Feira de Santana)
MESA 6 – 16 às 18h
Título: Da Teologia da libertação à teologia da prosperidade e do domínio: ameaças à demarcação das terras indígenas e quilombolas e ataques a religiões de matriz africana.
Expositores: Thiago Andrade Nascimento (Doutorando PPGSS-UFAL), Ulisses Rafael (Prof. Dr. da UFS) e Antônio Martins Soares Santana (RICDP – Feira de Santana).
MESA 7 – 19 às 21h
Título: Escravidão contemporânea: contrarreformas trabalhistas, previdenciária, trabalho doméstico, trabalhadores de aplicativos.
Expositores: Shirley Andrade (Profa. Dra. em Educação – PPGSS/UFS); Larissa Castilho (Profa. Dra. em Direito – UFPE), Sara Granemann (Profa. Dra. em Serviço Social – PPGSS\UFRJ) e Fabiano Duarte Machado (Prof. Dr. do IFAL).
DIA 6 (SÁBADO) – SERRA DA BARRIGA
Manhã: RODA DE CONVERSA
Fonte: Assessoria