Geral
Transferência de Veículo 100% Digital: Veja o passo a passo do novo serviço do Detran/AL
João Victor Barroso
Como mais uma etapa do programa de digitalização dos serviços do Governo de Alagoas, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) disponibilizou a transferência 100% digital de veículos, reduzindo burocracia, tempo e facilitando o acesso do serviço à população.
Agora, de forma inédita no Brasil, o procedimento pode ser feito, totalmente on-line, tanto entre pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Para iniciar o serviço, basta o usuário entrar no site do Detran/AL (detran.al.gov.br) e clicar no link da Transferência Digital de Veículo: https://www.detran.al.gov.br/conteudo/instrucoes-transferencia-digital.
A Transferência de Veículos é um dos serviços mais realizados pelo órgão. Com a digitalização, milhares de cidadãos são beneficiados, por ano, com a agilidade, facilidade e segurança de nível bancário. Para utilizar o serviço da Transferência Digital, o veículo precisa ter o documento no formato digital (CRV Digital), não possuir restrições judiciais ou administrativas, e todos os débitos devem estar quitados, como IPVA, taxas, licenciamento e multas. Confira o passo a passo de como vendedor e comprador devem proceder na hora de realizar a transferência de veículos:
• Etapa 1 – Acesso ao ambiente logado (vendedor e comprador) o Acesse o portal oficial do Detran Alagoas: www.detran.al.gov.br o Entre em Transferência Digital de Veículo pelo link institucional: https://www.detran.al.gov.br/conteudo/instrucoes-transferencia-digital e clique em “Iniciar o serviço”
- Faça login utilizando as credenciais da plataforma Gov.br com selo Ouro ou Prata o No caso de Pessoas Jurídicas, é obrigatório que o usuário seja o único representante apto da empresa na Receita Federal do Brasil.
• Etapa 2 – Comunicação de Venda Digital (vendedor e comprador) o O vendedor deve acessar o menu lateral esquerdo, selecionar “Meus Veículos” e escolher o veículo que será vendido o Em seguida, clicar na opção “Vender Veículo” para solicitar a emissão da ATPV-e. O sistema solicitará o CPF ou CNPJ do comprador e o valor negociado o Após o envio, o comprador recebe a notificação e confirma a intenção de compra o Vendedor e comprador devem conferir os dados de endereço e realizar o reconhecimento facial o Após a confirmação das etapas, a Comunicação de Venda é registrada automaticamente no sistema do Detran/AL
• Etapa 3 – Início da Transferência Digital (comprador) o Após a conclusão da comunicação de venda, o comprador deve continuar o processo no ambiente logado emitindo a guia de transferência, realizando o pagamento e efetuando o agendamento da vistoria veicular
• Etapa 4 – Vistoria Presencial (comprador) o No dia e horário agendados, o comprador deve comparecer ao posto escolhido para realizar a vistoria presencial do veículo. • Etapa 5 – Conclusão Digital (comprador) o Com todas as etapas validadas e os critérios atendidos, a transferência é concluída automaticamente. O novo Certificado de Registro de Veículo (CRV) fica disponível diretamente no ambiente logado, sem necessidade de deslocamentos adicionais ao Detran.
O novo processo é 100% seguro e rastreável, com as validações de documentações sendo feitas automaticamente, assim como prova de vida e autenticações bancárias. Essa inovação garante mais agilidade ao serviço, e evita que as pessoas saiam de casa para reconhecer firma em cartório e enfrentem filas no atendimento presencial.